Ataques Aéreos Israelenses em Gaza Alvejam Escola e Hospital Infantil, Causando Mortes e Destruição - Investimentos e Notícias Ataques Aéreos Israelenses em Gaza Alvejam Escola e Hospital Infantil, Causando Mortes e Destruição - Investimentos e Notícias
Saúde

Ataques Aéreos Israelenses em Gaza Alvejam Escola e Hospital Infantil, Causando Mortes e Destruição

  • 23/04/2025 - 10h30
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 3 min de leitura

Um ataque aéreo israelense a uma escola que abrigava famílias desabrigadas no norte de Gaza matou pelo menos 10 pessoas, enquanto outro atingiu um hospital infantil, informaram autoridades de saúde locais, elevando o número de mortos na quarta-feira para 20.

Os médicos disseram que o ataque aéreo à Escola Yaffa, na área de Tuffah, na Cidade de Gaza, incendiou barracas e salas de aula. Não houve comentário israelense sobre o ataque à escola.

Alguns móveis ainda estavam em chamas várias horas após o ataque, enquanto as pessoas vasculhavam as salas de aula enegrecidas e o pátio da escola em busca de seus pertences.

“Estávamos dormindo e de repente algo explodiu, começamos a procurar e encontramos toda a escola em chamas, as barracas aqui e ali estavam em chamas, tudo estava em chamas”, disse a testemunha ocular Um Mohammed Al-Hwaiti.

“As pessoas estavam gritando e os homens estavam carregando pessoas, (pessoas) carbonizadas, crianças carbonizadas, e estavam caminhando e dizendo: ‘Querido Deus, querido Deus, não temos ninguém além de você’ O que podemos dizer? Querido Deus, somente”, afirmou ela.

Os médicos disseram que pelo menos 10 outras pessoas foram mortas em ataques israelenses separados no enclave.

Desde o colapso do cessar-fogo de janeiro, em 18 de março, os ataques israelenses mataram mais de 1.600 palestinos, de acordo com as autoridades de saúde de Gaza, e centenas de milhares de pessoas foram forçadas a deixar suas casas, à medida que Israel se apoderou do que chama de zona tampão das terras de Gaza.

UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA E ENERGIA SOLAR DANIFICADAS

Na quarta-feira, o Ministério da Saúde de Gaza disse que um míssil israelense também atingiu o prédio superior do Hospital Infantil Durra, na Cidade de Gaza, danificando a unidade de terapia intensiva e destruindo o sistema de painéis solares que alimenta a instalação com energia. Ninguém morreu no ataque ao hospital.

O sistema de saúde de Gaza está próximo do colapso devido ao bloqueio israelense a todos os suprimentos para Gaza, inclusive combustível e eletricidade, desde o início de março, quando as operações militares foram retomadas.

O governo israelense diz que o bloqueio tem como objetivo pressionar os militantes do Hamas que comandam Gaza a libertar os 59 reféns israelenses restantes capturados nos ataques de outubro de 2023 que precipitaram a guerra. O Hamas afirma que está disposto a libertá-los, mas somente como parte de um acordo que ponha fim à guerra.

(Com Reuters)

Saúde

Novo Nordisk Alcança Sucesso Inicial com Prescrições do Comprimido Wegovy nos EUA, Superando Expectativas em Mercado Competitivo com Eli Lilly

O comprimido Wegovy da Novo Nordisk foi prescrito mais de 18 mil vezes nos Estados Unidos na primeira semana completa após seu lançamento, um início encorajador na corrida dos medicamentos orais para perda de peso, de acordo com analistas que citaram dados da IQVIA, empresa de informação e tecnologia na área de saúde. Os investidores […]