Agrishow 2019 espera superar o volume de negócios alcançados na edição 2018

  •  
Agrishow 2019 espera superar o volume de negócios alcançados na edição 2018 Foto: Divulgação Agrishow 2019 espera superar o volume de negócios alcançados na edição 2018

O bom momento vivido pelo agronegócio brasileiro deve continuar em 2019. De acordo com o levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil pode obter a segunda maior safra de grãos da história. A estimativa para a safra 2018/2019 é alcançar 233,29 milhões de toneladas, o que significa um aumento de 2,5% ante o período anterior 2017/2018. A manutenção da produção agrícola ressalta o protagonismo e a liderança do segmento tanto na economia nacional como na oferta de alimentos de alta qualidade para todo o mundo.

Para contribuir com esse cenário, a Agrishow 2019 – 26ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação tem o objetivo de reunir, em um único local, os mais importantes lançamentos em máquinas, equipamentos, implementos, produtos, serviços e tecnologias; discutir os temas mais relevantes para o setor; demonstrar as inovações agrícola, soluções sustentáveis e integradas para ajudar os pequenos, médios e grandes produtores rurais, agricultores familiares e pecuaristas a melhorar o desempenho de suas atividades, seja na plantação e colheita de diversas culturas ou nas pastagens, com ganhos reais de produtividade, eficiência e economia de recursos naturais e insumos, redução de custos e elevação da rentabilidade.

O evento, marcado entre os dias 29 de abril e 3 de maio, em Ribeirão Preto, é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB - Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, principal promotora de feiras de negócios no Brasil e no mundo.

“A nossa expectativa em relação à Agrishow 2019 é a melhor possível, pois a economia está num bom momento, o que deve repercutir favoravelmente nas vendas de máquinas e equipamentos, que é um dos principais pilares da feira”, afirmou João Carlos Marchesan, presidente da Abimaq, durante coletiva de imprensa promovida nesta terça-feira, dia 26 de março, em São Paulo.

Por ser uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do mundo, a Agrishow 2019 terá a participação de mais de 800 marcas nacionais e internacionais, vindas dos Estados Unidos, Argentina, França, China, Índia e Turquia. Esses expositores estão estrategicamente organizados por setores, a fim de facilitar o planejamento dos mais de 150 mil visitantes do Brasil e do exterior que, em muitas situações, aguardam a realização da feira para a efetivação de negócios. Entre as áreas da feira estão: agricultura de precisão, agricultura familiar, armazenagem (silos e armazéns), corretivos, fertilizantes, defensivos, equipamentos de segurança (EPI), equipamentos de irrigação, ferramentas, implementos e máquinas agrícolas, máquinas para construção, peças, autopeças, pneus, equipamentos e produtos para pecuária, produção de biodiesel, sacarias e embalagens, seguros, sementes, software e hardware, telas, arames, cercas, válvulas, bombas, motores e veículos (pick ups, caminhões e utilitários, além de aviões agrícolas).

“Pretendemos na Agrishow deste ano enfatizar todas as cadeias produtivas, apresentando inovações desde a área de insumos, como fertilizantes e sementes, passando pelo segmento de máquinas e implementos agrícolas até as tecnologias para agricultura de precisão, conectividade e ILPF (Integração Lavoura-Pecuária-Floresta)”, ressaltou Francisco Matturro, presidente da Agrishow.

Considerada a mais importante vitrine de tendências para o segmento, o evento deve superar a edição de 2018 em volume de negócios iniciados pelos expositores e visitantes durante a feira. A Agrishow 2019 conta ainda com a presença de profissionais, empresários e técnicos da cadeia produtiva, representantes das entidades setoriais, pesquisadores, autoridades, lideranças governamentais e membros de órgãos e secretarias públicas.

Novidades e atrações

Uma das principais novidades desta edição da Agrishow é a expansão de sua área, que passou de 440 mil m² para 520 mil m², resultado da nova área de plantio e tratos de horticultura da Arena de Demonstrações de Campo, que trará também máquinas e produtos inovadores para o agro.

Com mais de 6 mil m², a área de horticultura terá curadoria da Coopercitrus e será voltada para inovações, irrigação, orientação e tecnologia, com uma estrutura que contará com estufa, corpo técnico especializado, e um portfólio completo para atender as especificidades da área.

Outra atividade paralela que faz sucesso na Agrishow é a Arena de Conhecimento. Palco de apresentações de novas tecnologias e tendências, contará com palestras, reuniões e encontros com players do setor, objetivando levar informação relevante para o dia a dia e para os negócios dos profissionais do campo.

No dia 30 de abril, na Arena do Conhecimento, serão anunciados os vencedores do Prêmio Trator do Ano Brasil 2019/2020, que visa premiar os melhores tratores fabricados e comercializados no país. A premiação conta com produtos indicados em quatro diferentes categorias de produtos: até 100cv, de 100 a 200cv, mais de 200cv e a categoria de Tratores Especiais. Ao todo são 15 marcas participantes, somando 44 diferentes produtos a serem avaliados por professores doutores da área de mecanização agrícola de importantes universidades públicas do país. A premiação conta com o apoio da Agrishow.

Outra atração da Agrishow 2019 será a Arena de Inovação, um espaço destinado a startups do agronegócio e voltado à conectividade no campo. Serão dez startups participantes, que apresentarão soluções inovadoras e importantes para o segmento, como por exemplo, automatização agrícola, sistemas e drones de pulverização, drones para captação de dados e imagens, plataforma para instalação de painéis solares, APP de gerenciamento de pessoas e gestão de fazendas, sistema de informação em tempo real para pecuária e soluções tecnológicas embarcadas em campo.

Uma importante novidade será o Banco de Dados Colaborativo do Agricultor (BDCA), a ser apresentado pela Abimaq. O BDCA é um banco de dados com o propósito de integração dos dados gerados por equipamentos e sensores de todos os fabricantes, sendo que a liberação do acesso aos dados é autorizado pelo agricultor. O benefício para o agricultor é ter todas as informações de suas máquinas e sensores integrados em um único local, sem depender do sistema de um único fabricante. Os fabricantes podem compartilhar parte ou a totalidade dos dados gerados, atendendo a demanda dos agricultores de integração dos dados provenientes de máquinas de diferentes marcas.

Ainda sobre as novidades, a Agrishow, que sempre valorizou os diversos aspectos da produção no campo, terá nesta edição a Arena do Produtor Artesanal, que vai reunir produtores de café, cachaça, doces, embutidos, entre outros, ressaltando o valor agregado do produto final. Além disso, haverá um Lounge Jurídico para resolver dúvidas legais e muitas ações de sustentabilidade, como a coleta seletiva e reciclagem do lixo gerado no evento.

Durante a Agrishow 2019, ocorrerá 20ª Rodada Internacional de Negócios, a ser realizada entre os dias 30 de abril e 02 de maio e que reunirá fabricantes brasileiras de máquinas, implementos agrícolas e equipamentos de irrigação, com compradores (importadores, distribuidores e representantes) estrangeiros, vindos especialmente ao Brasil para este fim. Esta é uma ação de promoção comercial e é organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, resultado da parceria entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e a ABIMAQ.

Denominado Projeto Comprador, esta Rodada Internacional de Negócios tem como objetivo principal potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e importadores dos mais diversos países. Para esta edição do Projeto Comprador, estão sendo prospectados importadores dos seguintes países: África do Sul, Argentina, Austrália, Chile, Colômbia, Etiópia, EUA, México, Nigéria, Peru e Rússia.

A Agrishow 2019 também será contemplada com o Projeto Imagem, que tem como objetivo promover e divulgar a indústria brasileira de máquinas e equipamentos ao mercado internacional, por meio de visitas de jornalistas, formadores de opinião e especialistas ao Brasil para conhecer o setor. Para esta edição do Projeto Imagem, o Programa BMS receberá jornalistas de diversos países, com visita confirmada destaca-se a Revista Farmer´s Review Africa, com sede em Joanesburgo, na África do Sul e da revista Actualidad Del Campo, do Paraguai.

Ainda durante a feira, está marcada a entrega do “Deusa Ceres”, no dia 2 de maio, no Centro Cana. Uma das mais tradicionais premiações do agronegócio brasileiro, concedida pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo (AEASP), visa homenagear os engenheiros agrônomos que se destacam em diversas áreas.

(Redação - Investimentos e Notícias)