ABB e Belo Monte fecham contrato para prover energia limpa

  •  
ABB e Belo Monte fecham contrato para prover energia limpa Foto: Divulgação ABB e Belo Monte fecham contrato para prover energia limpa

Transformadores de ultra alta tensão serão entregues e levarão energia para 10 milhões de pessoas

A ABB recebeu pedido de cerca de US$ 75 milhões para fornecer transformadores conversores com tecnologia de ponta para a conexão de Belo Monte, que realizará a transmissão de 800 quilovolts (kV) de ultra alta tensão em corrente contínua (UHVDC). A conexão, de 2.518 quilômetros (km), irá transmitir energia limpa gerada no norte do Brasil, a partir da subestação Xingu para a subestação Rio, no sudeste. Os transformadores serão capazes de transportar até 4000 megawatts (MW) de eletricidade - o suficiente para fornecer energia para aproximadamente 10 milhões de pessoas, com base na média nacional de consumo. O pedido foi registrado no quarto trimestre de 2016.

"As tecnologias de ultra alta tensão são um dos focos de nossa estratégia Next Level. Nossos transformadores conversores vão possibilitar a integração de fontes de energia renováveis e transmissão de energia limpa para milhões de pessoas, a longa distância e com perdas mínimas, de forma confiável e eficiente", disse Claudio Facchin, presidente da divisão Power Grids da ABB. "No Brasil, temos um histórico bem-sucedido e continuamos empenhados no suporte do desenvolvimento da infraestrutura energética do país".

Para a conexão UHVDC de Belo Monte, o fornecimento da ABB inclui 14 transformadores conversores de 400 mega-volt-ampere (MVA) de 400 quilovolts (kV) e outros equipamentos relacionados. Os transformadores conversores estão entre os componentes mais vitais em um sistema de transmissão, permitindo a confiabilidade e a estabilidade da energia da rede.

A UHVDC é um avanço da HVDC, tecnologia em que a ABB é pioneira há 60 anos e representa o maior salto de capacidade e eficiência em mais de duas décadas. A ABB foi também a primeira a desenvolver e testar de forma bem-sucedida a tecnologia do transformador conversor de 1.100 kV, estabelecendo um recorde para os mais altos níveis de tensão DC, tornando possível aumentar a capacidade de transmissão de energia de conexões de UHVDC para o nível sem precedentes de 12000 megawatts.
Projetados para dar confiabilidade, durabilidade e eficiência, os transformadores da ABB são componentes integrantes de uma rede elétrica que permitem a conversão eficiente e segura da eletricidade para diferentes tensões. O portfólio da companhia inclui transformadores de potência de até 1.200 quilovolts, transformadores de distribuição a seco e a óleo, transformadores de tração e de aplicação especial, bem como componentes relacionados.

(Redação - Agência IN)