Preço médio do aluguel dos imóveis em São Paulo segue em alta

  •  
Preço médio do aluguel dos imóveis em São Paulo segue em alta Foto: Divulgação Preço médio do aluguel dos imóveis em São Paulo segue em alta

O Imovelweb, um dos maiores portais imobiliários do País, acaba de divulgar o Index SP, estudo mensal sobre os preços dos imóveis a venda e valor dos alugueis na cidade. No último mês de setembro, de acordo com a análise, o preço do aluguel na capital paulista subiu 0,5%, acumulando, em 2019, alta de 3,9%. Descontada a inflação medida pelo IGP-M no mesmo período, os preços apresentam uma valorização real de 1,3%.

Segundo o Imovelweb, o valor médio do aluguel de um imóvel padrão - 65m², dois dormitórios e uma vaga de garagem - ficou em R$ 1.886,00 no mês passado, acumulando uma alta de 4,7% nos últimos 12 meses.

O estudo também detalha as variações do aluguel nos bairros de São Paulo. Em setembro de 2019, Liberdade (25%), Parque Vitória (24%) e Jardim das Acácias (24%) foram os locais que registraram maior valorização. Na ponta contrária, Vila Ede (Vila Medeiros) apresentou o menor preço para o aluguel no período.

aluguel

Para quem pensa em adquirir um imóvel na região, o valor médio do metro quadrado na cidade ficou em R$ 6.135,00, praticamente estável frente ao valor apurado em agosto deste ano (+0,1%). Comparado ao início do ano, o preço apresenta uma alta de 1,2% e, nos últimos 12 meses, a valorização é de 0,7%.

No levantamento por bairros, o local que se sobressaiu no levantamento de setembro foi o Jardim São Cristovão, acumulando no ano uma valorização de 20% no preço do metro quadrado. Jardim das Bandeiras e Jardim Santo Elias finalizam o ranking, ambos apontando valorização de 19%. Já Vila Campanela, Jardim Centenário e Jardim Germânia indicaram as maiores desvalorizações. Todos acumulam uma queda de 19% no preço do m² nos últimos 12 meses.

custodometroquadrado

Outro destaque do levantamento é a rentabilidade dos imóveis. Pioneiro neste tipo de análise, o estudo do Imovelweb analisa os locais mais atrativos para quem quer investir em imóveis. “Acreditamos que indicar a rentabilidade das regiões é de grande importância. É interessante que os consumidores saibam quais locais possuem as melhores tendências e consigam enxergar o retorno desse investimento”, explica o CEO do portal, Leonardo Paz.

No último mês, a rentabilidade da cidade de São Paulo chegou a 5,3%, o que significa que são necessários 19 anos de aluguel para recuperar o gasto com a compra, tempo 3,8% menor que um ano atrás.

bairrosmaisemenosrentaveis

(Redação - Investimentos e Notícias)