CVM valida emissão de CRI com lastro em empréstimo com garantia real imobiliária

  •  
CVM valida emissão de CRI com lastro em empréstimo com garantia real imobiliária Foto: Divulgação CVM valida emissão de CRI com lastro em empréstimo com garantia real imobiliária

Nesta semana, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) admitiu que "Instrumentos Particulares de Empréstimo com Pacto Adjeto de Alienação Fiduciária de imóvel em garantia" sirvam como lastro de Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI). A autorização para lastro de CRI aconteceu após a CVM julgar o recurso apresentado pela Barigui Securitizadora S.A., empresa que atua com securitização imobiliária, líder de emissões no ano de 2015 e integrante do Conglomerado Financeiro Barigui.

Na visão do CEO do Conglomerado Financeiro Barigui, Rodrigo Pinheiro, a decisão inédita da CVM é um marco no mercado de capitais e pode gerar mais oportunidades de funding para crédito imobiliário. "Vemos um grande potencial do mercado de empréstimo com garantia imobiliária, já que 70% dos imóveis são livres de ônus e podem ser utilizados como garantia. Com a expansão da emissão de CRI com lastro em empréstimo com garantia imobiliária, poderemos pulverizar a oferta de crédito para os brasileiros e vencer algumas barreiras para popularizar um crédito mais barato, amplamente utilizado na Europa e Estados Unidos, e ainda pouco explorado e conhecido no Brasil", aponta.

Os Certificados de Recebíveis Imobiliários são títulos de crédito, lastreados em créditos imobiliários. A decisão trará aumento de volume de emissões de CRI em virtude da ampliação de créditos que sirvam de lastro e consequentemente um canal maior de funding para o empréstimo com garantia imobiliária.

Há mais de 10 anos refinando sua expertise na oferta de crédito imobiliário, o Conglomerado Financeiro Barigui, um dos grandes players do mercado, decidiu investir na verticalização e especialização da área com o lançamento da fintech Bcredi, braço de tecnologia e inovação do grupo focado em originação e servicing de crédito imobiliário, que atua com empréstimo com garantia imobiliária. A Bcredi se diferencia em sua atuação com juros menores que em outros formatos, maior prazo de pagamento e rápida aprovação em processo 100% online. O objetivo da Bcredi é descomplicar esse tipo de operação no Brasil e ampliar a oferta com agilidade e experiência diferenciada e eficiente para o consumidor.

(Redação - Investimentos e Notícias)