A X Corp, de Elon Musk, processou nesta terça-feira a startup Bluebird depois que ela tentou cancelar as marcas registradas da empresa para poder “trazer o Twitter de volta” como uma nova plataforma de mídia social.
A X diz na ação no tribunal federal de Delaware que sua marca Twitter ainda está “viva e bem”, “não está disponível para ser colhida”, e que a tentativa da Bluebird de “roubar” o nome constituiu violação de marca registrada.
“Nosso pedido de cancelamento é baseado em leis de marcas registradas bem estabelecidas e acreditamos que teremos sucesso”, disse o fundador da Bluebird, Michael Peroff, em um comunicado em resposta ao processo. “Estamos preparados para levar isso tão longe quanto for necessário para atingirmos nosso objetivo.”
Musk comprou o Twitter por US$44 bilhões em 2022 e renomeou a plataforma de mídia social para X. O bilionário disse em 2023 que a empresa “daria adeus à marca Twitter e, gradualmente, a todos os pássaros”.
A Bluebird, sediada na Virgínia, solicitou ao Escritório de Patentes e Marcas Registradas dos EUA, em 2 de dezembro, o cancelamento das marcas registradas “Twitter” da X, argumentando que a empresa as havia abandonado. A Bluebird disse que quer usar marcas registradas relacionadas ao Twitter para uma plataforma rival chamada “twitter.new”, e solicitou separadamente o registro de sua própria marca “Twitter”.
A petição foi apresentada por Stephen Coates, um ex-advogado de marcas registradas do Twitter que agora atua como conselheiro da Bluebird.
A X disse ao tribunal de Delaware nesta terça-feira que não abandonou seus direitos sobre a marca registrada Twitter e que a marca “continua a persistir de muitas maneiras”. A empresa disse que milhões de usuários ainda acessam a plataforma por meio do twitter.com, usuários e empresas continuam a se referir a ela como Twitter, e a X ainda mantém e aplica suas marcas registradas do Twitter.
“O Twitter é uma das marcas mais reconhecidas do mundo e pertence à X Corp”, diz o processo. “Simplificando, uma mudança de marca não é um abandono dos direitos de marca registrada.”
A X também disse que a plataforma do Twitter da Bluebird causaria confusão no consumidor e solicitou uma quantia não especificada de danos monetários.
(Com Reuters)