Tensões Escalam entre Israel e Houthis com Ataques Aéreos no Iêmen - Investimentos e Notícias Tensões Escalam entre Israel e Houthis com Ataques Aéreos no Iêmen - Investimentos e Notícias
Política

Tensões Escalam entre Israel e Houthis com Ataques Aéreos no Iêmen

  • 06/05/2025 - 10h25
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

As Forças Armadas israelenses afirmaram ter disparado contra o principal aeroporto do Iêmen nesta terça-feira, e testemunhas relataram quatro ataques na capital Sanaa, em meio ao aumento das tensões entre Israel e os rebeldes do grupo Houthi, alinhado ao Irã.

Israel já havia alertado a população para que deixasse a área ao redor do Aeroporto Internacional de Sanaa, um dia após as forças israelenses realizarem ataques aéreos no porto de Hodeidah, no Iêmen, em resposta ao pouso de um míssil Houthi perto do principal centro aéreo de Israel no domingo.

“A não retirada coloca você em perigo”, disseram as Forças Armadas israelenses em seu aviso. Elas publicaram um mapa da área ao redor do Aeroporto Internacional de Sanaa.

Alvos dos Ataques

  • Três aviões civis
  • O saguão de embarque
  • A pista do aeroporto
  • Uma base aérea militar sob controle Houthi

As tensões aumentaram entre Israel e os Houthis do Iêmen, à medida que o grupo alinhado ao Irã continua a lançar ataques em resposta à expansão das operações de Israel em Gaza.

Israel realizou ataques nas proximidades de Hodeidah na segunda-feira que mataram quatro pessoas e feriram 39, de acordo com o Ministério da Saúde, administrado pelos Houthis.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, prometeu retaliar depois que um míssil lançado pelos Houthis caiu perto do Aeroporto Ben Gurion de Israel, o que fez com que as companhias aéreas europeias e norte-americanas cancelassem voos.

Os Houthis têm disparado contra Israel e navios no Mar Vermelho desde o início da guerra entre Israel e o Hamas em Gaza, no que eles dizem ser solidários aos palestinos.

(Com Reuters)

Política

Trump Elogia Soldados Britânicos Após Controvérsia com o Reino Unido sobre Comentários no Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elogiou neste sábado os “valentes” soldados britânicos, chamando-os de guerreiros, um dia depois que as observações que ele fez sobre as tropas da aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no Afeganistão foram descritas como “insultantes e terríveis” pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer. […]

Política

Tensões Diplomáticas: EUA Consideram Aquisição da Groenlândia e Surpreendem Aliados

Quando as autoridades dos Estados Unidos, da Dinamarca e da Groenlândia se reuniram no mês passado na capital da ilha ártica, a sessão foi tranquilizadora e normal, sem nenhuma discussão sobre uma aquisição militar ou financeira do território dinamarquês pelos EUA, disseram várias pessoas familiarizadas com as conversas. Tudo isso mudou menos de duas semanas […]