Mercado de capitais representa 34% de investimentos no Brasil
Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), os recursos levantados pelas empresas no mercado de capitais já representam 34% dos investimentos no Brasil neste ano, de acordo com o relatório do PIB divulgado hoje pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Entre janeiro e setembro de 2019, foram emitidos R$ 282,0 bilhões via instrumentos do mercado de capitais, enquanto o investimento total no país chegou a R$ 833,8 bilhões.
Na comparação ao mesmo período de 2018, a participação das operações domésticas entre os recursos para investimentos avançou nove pontos base, e sobre 2017, quando houve o início do processo de redução dos subsídios do BNDES às companhias privadas, o crescimento foi de 15 pontos base. Considerando a série histórica da ANBIMA, iniciada em 2002, o resultado de 2019 só perde para 2010, quando foi registrada participação de 34,9% (naquele ano, o PIB avançou 7,5%).
As debêntures são destaque em 2019. As emissões desse papel representam 15% dos investimentos do país, mantendo patamar atingido no ano anterior. As ações ainda têm participação menor, com 7% entre IPOs e follow-ons. 'Ainda há um longo caminho a ser percorrido. A construção civil, por exemplo, está retomando suas atividades de forma mais sustentada, o que vai refletir em breve nos ativos com lastro neste segmento. O ideal é que a taxa de investimento cresça em maior ritmo nos próximos anos. Com esse novo mix de política econômica, certamente o mercado de capitais acompanhará a trajetória', diz José Eduardo Laloni, vice-presidente da ANBIMA.
(Redação - Investimentos e Notícias)
Itens relacionados (por tag)
-
Volume de ofertas no mercado de capitais bate recorde em 2019
-
Carteira recomendada da Toro Investimentos para dezembro de 2019
-
Índice de debêntures atreladas à taxa DI tem primeira queda da história
-
Brasil cria mais de 70 mil postos de trabalho em outubro
-
Toro Investimentos incentiva brasileiros a investirem durante a Black Friday