Larry Ellison - biografia de um dos homens mais rico do mundo

  •  
Larry Ellison - biografia Foto: Wikipedia Larry Ellison - biografia

Larry Ellison, dono da Oracle, criou seu império por trás de um conceito rejeitado pela IBM, que o fez se tornar um dos homens mais ricos do mundo.

O conhecido Larry Ellison é um empresário norte-americano que conquistou fortunas em torno de suas criações. O homem de 74 anos, nascido em Nova York,adquiriu seus bilhões a partir da fundação da Oracle Corporation, em 1977.

O co-fundadorde uma das companhias de tecnologia mais importantes do mundo,cresceu em Chicago, demonstrando bastante aptidão para matemática e ciências. Criado por seus tios, que foram seus pais adotivos, o menino chegou a ingressar na Universidade de Illinois, em 1962, e foi eleito o estudante de ciências daquele ano.Após ingressar na universidade, Lawrence abandonou o ensino superior no último período, quando sua mãe adotiva veio a falecer. No ano seguinte, inscreveu-se na Universidade de Chicago, mas também deixou a instituição no final do primeiro semestre.

No entanto, o pouco aprendizado não foi em vão, pois o conhecimento em informática conquistado em Chicago permitiu que suas ideias tomassem formas, quando aos 25 anos de idade ele decidiu partir para Berkeley, na Califórnia, onde durante oito anos transitou por diversos empregos.

A boa notícia é que um desses cargos o levaria a se tornar um dos homens mais importante do mundo dos negócios. O título de programador na empresa Ampex o permitiu construir uma completa base de dados chamada Oracle para a Central IntelligenceAgency – CIA.

O processo havia sido ignorado pela IBM na época, sendo que o conceito tinha surgido a partir de um estudo de um de seus funcionários. Porém, Lawrence, em parceria com um antigo supervisor da Ampex, decidiu usar o conceito para aprimorar a base de dados que era compatível com centrais de computadores e diversos terminais simultaneamente, inaugurando a chamada Software DevelopmentLabs.

Com o passar do tempo, a empresa foi renomeada para Oracle e conseguiu conquistar seus dois primeiros clientes: uma base da força aérea dos Estados Unidos e a CIA.

Anos depois a companhia duplicou anualmente as suas vendas. Entretanto,em 1986 a empresa entrou na bolsa e, quatro anos mais tarde, acabou perdendo muito dinheiro. Ellison teve então que contratar executivos mais experientes, que tomaram conta de seus negócios para que ele se dedicasse apenas ao desenvolvimento de produtos informáticos. Com isso, a nova versão da base de dados foi um sucesso e permitiu que a empresa voltasse a ter fôlego, tendo em dois anos, recuperado tudo o que havia perdido.

De lá para cá, a Oracle passou a ter como clientes bancos, companhias aéreas, de automóveis e grandesempresas do comércio varejista, além de também se beneficiar do comércio eletrônico.

Ellison foi casado por quatro vezes e teve dois filhos. Segundo a revista Forbes, o bilionário ocupa a décima posição no ranking das figuras mais ricas do mundo, com um patrimônio avaliado em 58,5 bilhões de dólares.

larryellison internaNome de registro: Lawrence Joseph Ellison 
Conhecido como: Larry Ellison
Patrimônio líquido estimado: US$ 58,5 bilhões 
Empresa: Oracle
Nascimento:17 de agosto de 1944
Nacionalidade: Americana
Reside em: Woodside, Condado de San Mateo,Califórnia,EUA
Estado Civil: Divorciado
Filhos: 2

 

Curiosidades


• Larry desistiu do cargo de CEO da Oracle em 2014, mas ainda atua como presidente do conselho e diretor de tecnologia.

• O empresário adquiriu a companhia de software de nuvem Netsuite por US $ 9,3 bilhões, em 2016.

• No mesmo ano, o bilionário também prometeu US $ 200 milhões para a Universidade do Sul da Califórnia, para um centro de tratamento de câncer.

• Oracle chegou a líder mundial do mercado de software de gestão de informação e ao segundo lugar na lista de empresas independentes de software.

• A empresa do magnata americano contratou detetives para investigarem alguns arquivos de um grupo de agentes suspostamente ligados à Microsoft durante o julgamento da empresa no caso sobre regras antimonopólio.

• Em 1999, o CEO da Oracle construiu em Woodside uma reprodução exata de uma fazenda do século XVI japonês. A Bloomberg chegou a fazer um pequeno documentário sobre o feito do executivo.

• Em 2004, Ellison construíu um enorme iate chamado Rising Sun, que era o quarto maior do mundo em altura. Há alguns anos, acabou vendendo a embarcação para David Geffen.

• O bilionário é piloto e tem os seus próprios aviões. Entre eles, o seu favorito seria um jato Marchetti. Além disso, seu filho David também é piloto de acrobacias.

• Larry foi um dos principais defensores de Mark Hurdo executivo que deixou a HP sob um escândalo sexual. Inclusive, durante algum tempo surgiram rumores de que Larry havia se envolvido com algumas de suas funcionárias, o que acabou lhe trazendo certos problemas.

• Em 2012, ele comprou a Lanai, a sexta maior ilha do Havai e o local onde foi a cerimônia de seu primeiro casamento.

• Em 2013, Larry continuou com seus investimentos e comprou a companhia aérea havaiana Island Air que voa para a sua ilha e para todo o arquipélago.

• O ator Robert Downey Jr. parece ter se inspirado em Larry Ellison para interpretar Tony Stark nos filmes do Homem de Ferro. Curiosamente, Larry teve uma participação no segundo filme da trilogia e a Oracle patrocinou as versões cinematográficas.

• O executivo afortunado é apaixonado por esportes, como surf, ciclismo e navegação. Porém, após se machucar praticando exercícios, teve que se submeter a diversas cirurgias.

• Ellison também é amante de tênis e atualmente é dono do torneio Masters 1000 de Indian Wells, na Califórnia.

• Ele também tentou comprar duas equipes de basquetebol, mas não obteve muito sucesso. No caso dos New Orleans Hornets, o milionário foi impedido pela própria NBA. Com o Golden StateWarriors também foi impedido, embora estes joguem num estádio de sua propriedade: a Oracle Arena.

• Em março de 2018, Ellison lançou uma startup de bem-estar chamada Sensei, cujo primeiro projeto é a agricultura hidropônica na ilha havaiana de Lanai.

IBM compra sua própria rejeição

A interessante história em torno da IBM e da Oracle mostra que não apostar em uma proposta às vezes pode ser um mau negócio.

Larry e seu colega tiveram a ideia de criar um sistema de gerenciamento de bancos de dados baseado em um estudo feito por um funcionário da IBM. O problema é que a própria IBM acabou rejeitando o estudo, já que para ela, o projeto não possuía nenhum potencial comercial.

No entanto, Ellison abraçou a ideia e conseguiu convencer a CIA a apostar em seu trabalho, fechando um contrato de dois anos para desenvolver a solução, que ganhou posteriormente o nome de Oracle.

O trabalho árduo permitiu que a equipe de Larry finalizasse o serviço bem antes do tempo previsto e isso fez com que ele dedicasse as horas finais em uma versão comercial do sistema, lançada em 1979.

O mais inacreditável é que, assim que o Oracle foi apresentado ao mercado, o principal cliente da solução foi justamente a IBM, que havia rejeitado o projeto lá atrás.

Graças ao feito, o volume de vendas da Oracle dobrou, e no início dos anos 1980 ela fez sua primeira oferta pública de ações no valor de R$ 31,5 milhões.

Após algumas crises e grandes perdas, o novo produto da marca foi um sucesso de vendas, fazendo da companhia a líder na indústria de gerenciamento de bancos de dados.

Com o tempo e apostando em outros investimentos, o empresário só viu sua fortuna crescer, criando um império que viria a ser um dos maiores do mundo, com aquisições estratégicas de novas companhias, como PeopleSoft, Siebel Systems e Sun Microsystems.

Aproveite pra conhecer outras personalidades da lista de homens mais ricos do mundo:
· Jeff Bezos
· Bill Gates
· Warren Buffet
· Mark Zuckerberg
· Amancio Ortega
· Carlos Slim Helú
· Bernard Arnault
· Charles Koch
· David Koch

(Redação - Investimentos e Notícias)