Educação financeira

O que é Fed – Federal Reserve

Conheça o Sistema de Reserva Federal dos Estados Unidos.

O Sistema de Reserva Federal, conhecido informalmente como The Fed, funciona como um banco central dos Estados Unidos. O objetivo principal deste sistema é normatizar a economia do país.

A atuação do Fed se assemelha à do Banco Central do Brasil. O órgão norte-americano possui várias funções, entre elas:

  • Estabelecer a política cambial dos Estados Unidos.
  • Possibilitar a estabilidade das instituições financeiras individuais.
  • Equilibrar o sistema financeiro.
  • Favorecer a segurança do sistema de pagamento.
  • Oferecer proteção ao consumidor.
  • Desempenhar as políticas econômicas, perante as compras e vendas de títulos públicos.

A estrutura do Sistema de Reserva Federal

A escolha dos membros para os cargos do sistema é de responsabilidade do presidente dos Estados Unidos. Essa nomeação, entretanto, deve ser confirmada pelo Senado. Além da indicação, o presidente dos EUA também pode estabelecer o salário dos principais cargos da instituição.

A estrutura do Fed é formada por:

– Um Conselho de Governadores, liderado pelo presidente do órgão
– 12 presidentes dos Federal Reserve Banks regionais
– Vários representantes de bancos privados dos Estados Unidos
– Diversos conselhos consultivos
– FOMC (Federal Open Marketing Committee ou Comitê Federal de Mercado Aberto), que é um dos responsáveis pelo estabelecimento da política monetária norte-americana.

Membros atuais da diretoria do Fed

Presidente

Quem assumiu o cargo de Presidente do Conselho de Governadores do Fed, em 05 de fevereiro de 2018, foi o Jerome H. Powell. Seu mandato tem previsão de terminar em 2022.

Além desta função, ele também atua como Presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto. Powell já foi estudante no Bipartisan Policy Center, onde se profissionalizou em questões fiscais federais e estaduais. Ele também já foi sócio do Grupo Carlyle.

Vice-presidente

O novo vice-presidente do Fed é Quarles Randal K. Ele foi nomeado no dia 13 de outubro de 2017 e seu mandato termina em 13 de outubro de 2021.

Antes de garantir este cargo, Quarles era fundador e diretor de uma empresa de investimentos conhecida no mercado, chamada Cynosure Group.

Membro do Conselho de Governadores

Lael Brainard foi escolhida no dia 16 de junho de 2014 para atuar como membro do Conselho de Governadores do Fed. Seu mandato termina no dia 31 de janeiro de 2026.

Brainard já trabalhou como subsecretária do Departamento de Tesouraria dos EUA e também como Conselheira do Secretário do Tesouro. Além disso, já foi representante dos Estados Unidos para o G-20 Finance Deputies e membro do Conselho de Estabilidade Financeira.

Janet Yellen – Ex presidente do Fed

Janet L.Yellen foi nomeada pelo ex presidente Barack Obama para assumir a presidência do Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal em fevereiro de 2014. Seu mandato durou 4 anos, terminando em 03 de fevereiro de 2018.

Yellen foi a primeira mulher a liderar uma das instituições mais importantes dos EUA e foi defensora de medidas que impulsionaram a economia do país. Tanto que em 2008, o Fed conseguiu fazer as taxas de juros diminuírem, chegando a quase zero.

Para deixar os custos de empréstimos com valores baixos, a ex presidente do Fed começou a conduzir uma série de programas de compras de títulos. Essas iniciativas contribuíram para a diminuição do desemprego no país e o aumento do crescimento econômico.

Relação de presidentes do Fed

Confira abaixo a relação de presidentes que fizeram história no Conselho de Governadores do Sistema da Reserva Federal:

Presidente NomeadoPeríodo do Mandato
Jerome H. Powell05 de fevereiro de 2018 – atual
Janet L. Yellen03 de fevereiro de 2014 – 03 de fevereiro de 2018
Ben S. Bernanke01 de fevereiro de 2006 – 31 de janeiro de 2014
Alan Greenspan11 de agosto de 1987 – 31 de janeiro de 2006
Paul A. Volcker06 de agosto de 1979 – 11 de agosto de 1987
G. William Miller08 de março de 1978 – 06 de agosto de 1979
Arthur F. Burns01 de fevereiro de 1970 – 31 de janeiro de 1978
William Mc. Martins Jr02 de abril de 1951 – 31 de janeiro de 1970
Thomas B. McCabe15 de abril de 1948 – 31 de março de 1951
Marriner S. Eccles1 de fevereiro de 1936 – 31 de janeiro de 1948

História do Federal Reserve

O Sistema de Reserva Federal foi criado em 23 de dezembro de 1913, pelo presidente Woodrow Wilson. A intenção era fornecer aos Estados Unidos um sistema monetário mais seguro e estável.

Após a assinatura do presidente aprovando a lei que permitiu a fundação do órgão, foram estabelecidos os propósitos e as funções do sistema. O Congresso possui a liberdade de alterar a lei sempre que achar necessário, sem a necessidade de aprovação do presidente do país ou outro agente do poder.

Além disso, os Estados Unidos foi dividido em 12 partes, classificadas como Distritos. Esta repartição foi realizada com base nas condições econômicas e comerciais da região.

Fonte: Federal Reserve

No início, os 12 bancos realizavam suas operações independentes. Com isso, era muito comum encontrar variações nas taxas de juros, por exemplo.

Quando a economia do país começou a ficar mais integrada, foi preciso exigir uma maior colaboração entre todos do sistema. No entanto, isto só foi possível de acontecer após a alteração na lei da Reserva Federal em 1933 e 1935.

A partir daí, os distritos passaram a exercer suas atividades de maneira independente, mas sempre supervisionados pela junta de Governadores do Federal Reserve.

(Redação – Investimentos e Notícias)