Registro de Candidatos à Presidência da Bolívia Encerra sem Evo Morales na Disputa - Investimentos e Notícias Registro de Candidatos à Presidência da Bolívia Encerra sem Evo Morales na Disputa - Investimentos e Notícias
Política

Registro de Candidatos à Presidência da Bolívia Encerra sem Evo Morales na Disputa

  • 20/05/2025 - 20h25
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 2 min de leitura

A janela de registro para os candidatos com intenção de concorrer à Presidência da Bolívia na eleição de agosto expirou nesta terça-feira, colocando um ponto final na tentativa do ex-presidente Evo Morales de obter um quarto mandato presidencial.

Na semana passada, uma decisão do tribunal constitucional manteve a proibição de que qualquer indivíduo exerça mais de dois mandatos presidenciais, impedindo que Morales, figura carimbada da política boliviana por quase duas décadas, concorra novamente.

Primeiro presidente indígena da Bolívia, Morales, que governou o país de 2006 a 2019, desafiou sua exclusão do pleito, com grupos de apoiadores organizando protestos e paradas no trânsito.

“A luta não está perdida, vamos travar a batalha legal e social”, disse Morales à estação de rádio local Radio Panamericana nesta terça-feira.

O Movimento ao Socialismo (MAS), de Morales, que dominou a política boliviana e aumentou a representação indígena nos últimos anos, agora se aproxima da eleição de 17 de agosto como uma força política fragmentada, com pelo menos três facções distintas competindo pela Presidência.

Eduardo del Castillo, ministro do Interior até a semana passada, é apoiado pelo presidente em exercício, Luis Arce, que se tornou rival de Morales.

O presidente do Senado, Andronico Rodriguez, registrou sua candidatura, embora sua participação esteja pendente de uma decisão judicial. Eva Copa, ex-senadora do MAS e atual prefeita de El Alto, registrou-se para concorrer por seu novo partido, conhecido como Morena.

Candidatos Registrados

  • No total, 10 candidatos buscarão a Presidência em uma eleição que ocorrerá em meio a uma profunda crise econômica e ao crescente descontentamento popular.

Carlos Saavedra, um analista político independente, avalia que um resultado eleitoral claro parece improvável.

“Teremos muita dispersão de eleitores e tenho certeza de que estamos em um contexto em que uma vitória no primeiro turno será impossível para qualquer um. É ainda menos provável que alguém obtenha uma maioria de dois terços na assembleia legislativa”, disse Saavedra.

Segundo o tribunal constitucional da Bolívia, a lista de candidatos ainda pode mudar. As renúncias são possíveis até 45 dias antes da eleição, enquanto as substituições por incapacidade ou impedimento permanente podem ocorrer até três dias antes do dia da eleição.

(Com Reuters)

Política

Retirada de Sanções dos EUA contra Alexandre de Moraes é Celebrada como Vitória da Democracia Brasileira

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta sexta-feira que a retirada das sanções impostas pelos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), configura uma vitória para a democracia brasileira e lembrou que ainda há outras autoridades sob sanções. Lula disse estar feliz com o reconhecimento de que […]

Política

Prisão de Ex-Ministro Peruano Augusto Blacker Miller no Rio de Janeiro para Extradição à Albânia

12 Dez – A Polícia Federal prendeu na quinta-feira no Rio de Janeiro o ex-ministro de Relações Exteriores do Peru Augusto Blacker Miller, disseram duas fontes à Reuters nesta sexta. Blacker Miller, que foi ministro no governo do ex-presidente Alberto Fujimori, nos anos 1990, era procurado pela Interpol por crime de fraude praticado na Albânia. […]

Política

Comitê Norueguês do Nobel Exige Libertação Imediata de Narges Mohammadi, Ativista Iraniana e Nobel da Paz

A ativista iraniana de direitos humanos e ganhadora do Prêmio Nobel da Paz, Narges Mohammadi, foi presa de forma “brutal” no Irã e deve ser libertada imediatamente, disse nesta sexta-feira o Comitê Norueguês do Nobel, que concede o prêmio. Mohammadi já cumpriu uma série de sentenças por acusações que incluíam a divulgação de propaganda contra […]