Trump Anuncia "Pausa Permanente" na Imigração de Países do "Terceiro Mundo" Após Ataque Perto da Casa Branca - Investimentos e Notícias Trump Anuncia "Pausa Permanente" na Imigração de Países do "Terceiro Mundo" Após Ataque Perto da Casa Branca - Investimentos e Notícias
Política

Trump Anuncia “Pausa Permanente” na Imigração de Países do “Terceiro Mundo” Após Ataque Perto da Casa Branca

  • 28/11/2025 - 05h45
  • Atualizado 1 hora atrás
  • 3 min de leitura

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na quinta-feira que seu governo fará uma “pausa permanente” na imigração de todos os “países do Terceiro Mundo”, após a morte de um membro da Guarda Nacional em um ataque perto da Casa Branca.

As declarações marcam uma nova escalada das medidas de imigração que Trump ordenou desde o tiroteio na quarta-feira, que os investigadores dizem ter sido realizado por um cidadão afegão que entrou nos EUA em 2021 sob um programa de reassentamento.

Trump não identificou nenhum país pelo nome ou explicou o que quis dizer com países do “Terceiro Mundo” ou “pausa permanente”. Ele disse que o plano incluiria casos aprovados durante o governo do ex-presidente Joe Biden.

“Farei uma pausa permanente na migração de todos os países do Terceiro Mundo para permitir que o sistema dos EUA se recupere totalmente, encerrarei todas as milhões de admissões ilegais de Biden, (…) e removerei qualquer pessoa que não contribua para os EUA”, disse ele em sua plataforma de mídia social, Truth Social.

Trump disse que acabaria com todos os benefícios e subsídios federais para “não cidadãos”, acrescentando que “desnaturalizaria os imigrantes que prejudicam a tranquilidade doméstica” e deportaria qualquer estrangeiro considerado um gasto público, um risco à segurança ou “incompatível com a civilização ocidental”.

A Casa Branca e os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

As declarações de Trump foram feitas após a morte, na quinta-feira, da integrante da Guarda Nacional Sarah Beckstrom, 20 anos, que foi baleada. O companheiro da Guarda, Andrew Wolfe, 24, estava “lutando por sua vida”, disse Trump.

Anteriormente, autoridades do Departamento de Segurança Interna disseram que Trump havia ordenado uma ampla revisão dos casos de asilo aprovados durante o governo de Biden e dos Green Cards emitidos para cidadãos de 19 países.

O suposto atirador, identificado pelas autoridades como Rahmanullah Lakanwal, de 29 anos, recebeu asilo este ano sob Trump, de acordo com um arquivo do governo dos EUA visto.

Ele entrou nos EUA em um programa de reassentamento criado por Biden após a retirada militar dos EUA do Afeganistão em agosto de 2021, que levou ao rápido colapso do governo afegão e à tomada do país pelo Taliban.

Em uma postagem separada antes de seu anúncio de “pausa permanente”, Trump alegou que centenas de milhares de pessoas entraram nos EUA totalmente “sem verificação e sem controle” durante o que ele descreveu como a “horrenda” ponte aérea do Afeganistão.

Na quarta-feira, os Serviços de Cidadania e Imigração dos EUA interromperam o processamento de todas as solicitações de imigração relacionadas a cidadãos afegãos por tempo indeterminado.

(Com Reuters)

Política

Campanha de Gustavo Petro Multada por Financiamento Irregular na Colômbia; Investigação Solicitada para Ricardo Roa, Chefe da Ecopetrol

O Conselho Nacional Eleitoral da Colômbia multou nesta quinta-feira a campanha que levou o presidente Gustavo Petro ao poder em 2022 por financiamento irregular e violação dos limites de gastos, ao mesmo tempo em que pediu investigações sobre as pessoas que a dirigiram, incluindo o presidente do conglomerado de energia Ecopetrol. O órgão impôs uma […]

Política

Trump Ordena Revisão de Asilos e Green Cards em Meio a Tiroteio Envolvendo Imigrante Aprovado no Governo Biden

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou uma ampla revisão dos casos de asilo aprovados durante o governo do ex-presidente Joe Biden e dos Green Cards emitidos para cidadãos de 19 países, disseram autoridades do Departamento de Segurança Interna (DHS, na sigla em inglês) nesta quinta-feira. As autoridades alegam que o imigrante afegão suspeito […]