Ações Europeias Caem com Estresse no Crédito dos Bancos dos EUA e Setor de Luxo Amortece Perdas - Investimentos e Notícias Ações Europeias Caem com Estresse no Crédito dos Bancos dos EUA e Setor de Luxo Amortece Perdas - Investimentos e Notícias
Mercado

Ações Europeias Caem com Estresse no Crédito dos Bancos dos EUA e Setor de Luxo Amortece Perdas

  • 17/10/2025 - 14h01
  • Atualizado 3 meses atrás
  • 2 min de leitura

As ações europeias caíram nesta sexta-feira, uma vez que os sinais de estresse no crédito dos bancos regionais dos Estados Unidos deixaram os investidores nervosos e os levaram a buscar ativos seguros.

O índice continental STOXX 600 fechou em queda de 0,91%, mas ainda registrou um modesto ganho semanal de 0,4%.

Os bancos europeus caíram 2,5%, com o Deutsche Bank, o Barclays, o Unicredit e o BNP Paribas perdendo entre 3,3% e 6,5%.

As ações de bancos regionais dos EUA caíram depois que dois credores divulgaram fraudes em empréstimos, gerando preocupações quanto à qualidade do crédito depois que duas falências recentes no setor de automóveis nos EUA deixaram os investidores preocupados com a exposição do setor.

As ações do setor de luxo ajudaram a amortecer as perdas, com a EssilorLuxottica, fabricante do Ray-Ban, dando um salto de 13% e adicionando quase US$20 bilhões em valor de mercado, uma vez que o entusiasmo dos investidores com seus óculos Ray-Ban Meta movidos a IA ganhou impulso.

O setor de luxo também foi o de melhor desempenho nesta semana, impulsionado pela LVMH, que superou as previsões e divulgou seu primeiro aumento trimestral de vendas neste ano.

Desempenho dos Índices Europeus

  • Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,86%, a 9.354,57 pontos.
  • Em FRANKFURT, o índice DAX caiu 1,82%, a 23.830,99 pontos.
  • Em PARIS, o índice CAC-40 perdeu 0,18%, a 8.174,20 pontos.
  • Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve desvalorização de 1,45%, a 41.758,11 pontos.
  • Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou baixa de 0,29%, a 15.601,10 pontos.
  • Em LISBOA, o índice PSI20 desvalorizou-se 0,90%, a 8.266,08 pontos.

(Com Reuters)

Mercado

Copel (CPLE6) Adota Estratégia de Descontratação de Energia em Meio a Preços Altos e Risco Hidrológico em 2026

A Copel está deixando mais energia descontratada de seu portfólio para aproveitar o momento de preços mais altos em 2026, diante da hidrologia desfavorável até o momento que deve também aumentar o risco hidrológico (GSF), afirmou nesta terça-feira o CEO da companhia elétrica, Daniel Slaviero. Segundo o executivo, por ser uma elétrica integrada, com atuação […]

Mercado

Comissão Europeia Avalia Suspensão de Importações Isentas de Impostos para Proteger Produtores de Açúcar

A Comissão Europeia planeja propor a suspensão das importações de açúcar isentas de impostos para aliviar a pressão sobre os produtores europeus que enfrentam a queda dos preços e o aumento da concorrência. “Proporei uma suspensão temporária do regime de processamento interno de açúcar para aliviar as pressões sobre os produtores de açúcar”, disse o […]