Conflito Israel-Irã: Quatro Dias de Guerra e Resiliência Israelense - Investimentos e Notícias Conflito Israel-Irã: Quatro Dias de Guerra e Resiliência Israelense - Investimentos e Notícias
Política

Conflito Israel-Irã: Quatro Dias de Guerra e Resiliência Israelense

  • 16/06/2025 - 19h05
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 3 min de leitura

Quatro dias após o início da guerra com o Irã, os israelenses estão abalados e ansiosos, mas permanecem resilientes, ainda apoiando a decisão do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, de enfrentar um inimigo de longa data.

Netanyahu ordenou um ataque surpresa contra o Irã nas primeiras horas de sexta-feira, no horário local, prometendo acabar com as ambições nucleares de Teerã, que, segundo ele, representam uma ameaça existencial ao seu país.

Em resposta, o Irã disparou ataques noturnos de mísseis balísticos que trouxeram destruição em seu rastro — e também despertaram resistência entre alguns daqueles que sofreram.

“Confiamos em Deus e em Bibi Netanyahu”, disse Suki Yoram, em frente ao seu prédio parcialmente destruído no bairro de Petah Tikva, a leste de Tel Aviv, que foi atingido por um míssil durante a noite, matando quatro pessoas.

“Estamos com vocês até o fim, não parem, continuem… Não há outra escolha”, disse ele.

Dezenas de prédios e outros edifícios no centro e no norte de Israel foram destruídos por uma onda de mísseis desde sexta-feira, deixando 24 mortos e centenas de feridos.

A gravidade e a profundidade dos danos superaram tudo o que os militantes do Hamas, na Faixa de Gaza, ou os combatentes do Hezbollah, no Líbano, conseguiram infligir a Israel em décadas de confronto.

“É muito triste. E não queremos perder ninguém. Mas o que se pode fazer”, disse Adi Shindler, de 71 anos, residente de Jerusalém.

Netanyahu, o primeiro-ministro mais antigo de Israel, tem repetidamente alertado que o Irã está buscando construir armas nucleares e pretende usá-las contra Israel — um pequeno país que abriga quase metade dos judeus do mundo.

O Irã tem dito que seu programa nuclear é puramente para fins civis, mas os israelenses, cuja sociedade foi moldada pela memória do Holocausto nazista, pensam o contrário.

“Não temos escolha. É melhor assim do que ter mísseis vindo em nossa direção, mísseis nucleares. E então estaremos todos mortos”, disse Shindler.

Os ataques aéreos de Israel destruíram a liderança nuclear e militar do Irã. O número de mortos no Irã chegou a pelo menos 224, sendo 90% das vítimas civis, segundo uma autoridade iraniana. Milhares de moradores de Teerã estão fugindo de suas casas e estocando suprimentos essenciais por medo de que a investida de Israel se intensifique nos próximos dias.

(Com Reuters)

Política

Trump Discute Cooperação com Líder da Oposição Venezuelana, María Corina Machado

O presidente norte-americano, Donald Trump, disse nesta terça-feira que os Estados Unidos estão conversando com a líder da oposição venezuelana, María Corina Machado, sobre o envolvimento dela no país. “Eu me sentia tão fortemente contra a Venezuela, agora estou amando a Venezuela. Eles têm trabalhado conosco muito bem. Tem sido muito bom”, disse Trump aos […]

Política

Presidente do Peru, José Jerí, Enfrenta Investigação e Possível Impeachment por Reuniões Não Divulgadas com Empresário Chinês

O presidente peruano, José Jerí, está enfrentando uma investigação preliminar da procuradoria, enquanto o Congresso se prepara para iniciar um processo de impeachment, depois que suas recentes reuniões com um empresário chinês, fora de sua agenda oficial, se transformaram em um novo escândalo político. Jerí, que assumiu o poder em outubro após a destituição da […]