FED mantém taxa básica de juros em 1,75%

  •  
FED mantém taxa básica de juros em 1,75% (Foto: Pexels) FED mantém taxa básica de juros em 1,75%

O Comitê do Federal Reserve (FED) se reuniu em dezembro indicou que o mercado de trabalho permanece forte e que a atividade econômica tem aumentado a uma taxa moderada. De acordo com eles, os ganhos de emprego foram sólidos, em média, nos últimos meses, e a taxa de desemprego permaneceu baixa. Embora os gastos das famílias tenham aumentado em ritmo moderado, o investimento fixo nas empresas e as exportações continuam fracos. Em uma base de 12 meses, a inflação geral e a inflação para itens que não sejam alimentos e energia estão abaixo de 2%. 

Diante deste cenário, o Comitê busca promover o máximo emprego e a estabilidade de preços. O Federal Reserve manteve sua taxa básica de juros estável em 1,75% e continuou a sinalizar que a política ficaria em suspenso por enquanto, quando os EUA entrarem em um ano de eleições presidenciais. O Comitê julga que a posição atual da política monetária é apropriada para apoiar a expansão sustentada da atividade econômica, as fortes condições do mercado de trabalho e a inflação retornando ao objetivo simétrico de 2% do Comitê. O Comitê continuará monitorando as implicações das informações recebidas para as perspectivas econômicas, incluindo a evolução global e as pressões inflacionárias, à medida que avaliar o caminho apropriado do alcance da meta para a taxa de fundos federais.

Ao determinar o momento e o tamanho dos ajustes futuros na faixa alvo para a taxa de fundos federais, o Comitê avaliará as condições econômicas realizadas e esperadas em relação ao seu objetivo máximo de emprego e seu objetivo simétrico de 2% de inflação. Essa avaliação levará em conta uma ampla gama de informações, incluindo medidas das condições do mercado de trabalho, indicadores de pressões inflacionárias e expectativas de inflação e leituras sobre desenvolvimentos financeiros e internacionais.

(Redação – Investimentos e Notícias)