Economia mundial deve desacelerar em 2019, aponta BCE

  •  
Economia mundial deve desacelerar em 2019, aponta BCE Foto: Divulgação

O Banco Central Europeu deu uma declaração nesta quinta-feira, 27, afirmando que a economia global deverá desacelerar em 2019. Segundo o BCE, após a desaceleração, o mercado deverá também se estabilizar, mesmo esperando que os preços subam.

 

Ao que tudo indica, os investidores já estariam se preparando para uma freada mundial do crescimento econômico. Isso porque, ainda há tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, além dos altos juros para os devedores em dólares.

Em seu boletim econômico regular, o BCE disse que a expectativa é essa e que as "pressões inflacionárias" globais e na zona do euro também são fatores predominantes no cenário do próximo ano. "As pressões inflacionárias globais deverão aumentar lentamente à medida que a capacidade ociosa diminuir."

A decisão do BCE foi tomada em sua reunião de dezembro, que encerrou o programa de compra de 2,6 trilhões de euros em títulos. No entanto, a autoridade monetária decidiu por um reinvestimento contínuo do dinheiro recebido dos títulos vencidos por um longo período após seu primeiro aumento de juros.

Alguns especialistas criticaram a decisão devido ao enfraquecimento da economia. Porém, o BCE reafirmou que os preços centrais continuarão subindo na zona do euro.

(Redação - Investimentos e Notícias)