BCE não deve aumentar taxas de juros antes de 2020

  •  
BCE não deve aumentar taxas de juros antes de 2020 Foto: Divulgação

O Banco Central Europeu anunciou que não pretende mexer nas taxas de juros este ano. Segundo a instituição, tanto não haverá alteração nos juros, como também não será feita nenhuma manobra até meados de 2020.

Embora a orientação da política monetária do BCE seja de um tempo menor, o Banco decidiu que manterá essa agenda por enquanto.

A autoridade monetária encerrou seu ciclo de flexibilização no mês passado e agora diz que pretende apoiar a economia da zona do euro e aumentar a inflação.

No entanto, os investidores estão apostando que a taxa de depósito de menos 0,4% do BCE poderá permanecer inalterada por muito mais tempo do que o esperado. Isso porque, houve um certo descrédito
das perspectivas econômicas, o que acabou levando os mercados a reprecificarem suas estimativas nas últimas semanas.

Vale lembrar que os dados divulgados hoje, 8, mostraram que a produção industrial da Alemanha caiu em novembro, algo não esperado e que aumentou a preocupação com uma possível recessão técnica no quarto trimestre de 2018 dentro da maior economia europeia.

Com isso, os investidores reduziram suas apostas em um aumento de juros este ano, além de também retardarem suas expectativas de data de um primeiro movimento do BCE em meses.

(Redação - Investimentos e Notícias)