Juíza Federal Bloqueia Medida do Governo Trump Contra Matrículas de Estudantes Internacionais em Harvard - Investimentos e Notícias Juíza Federal Bloqueia Medida do Governo Trump Contra Matrículas de Estudantes Internacionais em Harvard - Investimentos e Notícias
Política

Juíza Federal Bloqueia Medida do Governo Trump Contra Matrículas de Estudantes Internacionais em Harvard

  • 29/05/2025 - 18h05
  • Atualizado 7 meses atrás
  • 3 min de leitura

Uma juíza federal afirmou nesta quinta-feira que vai estender decisão que impede o governo do presidente Donald Trump de revogar imediatamente a capacidade da Universidade de Harvard de matricular estudantes internacionais, uma vitória para a universidade da Ivy League envolvida em diversas batalhas com o governo.

A juíza distrital dos EUA Allison Burroughs, em Boston, anunciou sua intenção de emitir uma liminar, seis dias após conceder a Harvard uma ordem temporária bloqueando a medida do governo Trump.

Enquanto a audiência se desenrolava na manhã desta quinta-feira, milhares de estudantes de Harvard recebiam seus diplomas na cerimônia de formatura da universidade no campus, a cerca de 8 km de distância.

O presidente da Universidade, Alan Garber, aplaudido de pé, congratulou aos alunos formandos “do fim da rua, de todo o país e de todo o mundo”, arrancando aplausos nas últimas palavras.

“Ao redor do mundo — exatamente como deveria ser”, acrescentou.

O governo Trump lançou um ataque em diversas frentes contra a universidade mais antiga e mais rica do país, congelando bilhões de dólares em subsídios e outros financiamentos, propondo o fim de seu status de isenção de impostos e abrindo uma investigação para apurar se ela estaria discriminando funcionários ou candidatos a emprego brancos, asiáticos, homens ou heterossexuais.

A revogação da capacidade de Harvard de matricular estudantes internacionais é prejudicial, segundo a universidade. Mais de um quarto do corpo discente é internacional; quase 60% dos alunos de pós-graduação da prestigiosa Harvard Kennedy School são de outros países.

O ataque a Harvard faz parte de um esforço mais amplo do governo para pressionar as instituições de ensino superior a se alinharem com sua agenda política.

Na quarta-feira, o Secretário de Estado Marco Rubio disse que o governo começaria a revogar “agressivamente” os vistos concedidos a estudantes chineses que frequentam universidades americanas, incluindo aqueles com vínculos com o Partido Comunista Chinês e aqueles que estudam em áreas críticas, que ele não especificou.

Mais de 275.000 estudantes chineses estão matriculados em centenas de faculdades dos EUA, proporcionando uma importante fonte de receita para as escolas e um canal crucial de talentos para as empresas de tecnologia dos EUA. A decisão gerou desespero e frustração entre os alunos que têm ofertas para o próximo ano.

Antes do anúncio de Rubio, a ofensiva contra as faculdades americanas havia se restringido, em grande parte, às escolas da Ivy League, como Harvard, Columbia e a Universidade da Pensilvânia, acusadas de preconceito de esquerda e antissemitismo.

Lynn Pasquerella, presidente do grupo de defesa da Associação Americana de Faculdades e Universidades, disse que o fato de o governo Trump ter como alvo os estudantes estrangeiros terá consequências negativas para as instituições e para os EUA.

“Os estudantes chineses, em especial, agora que estão sendo submetidos a um escrutínio rigoroso, estão procurando outros lugares”, disse. “Isso é uma grande perda para nós. É uma fuga de cérebros.”

(Com Reuters)

Política

Zelenskiy Indica Mykhailo Fedorov como Novo Ministro da Defesa da Ucrânia

2 Jan – O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, propôs nesta sexta-feira a nomeação do primeiro vice-primeiro-ministro, Mykhailo Fedorov, como o novo ministro da Defesa da Ucrânia, elogiando suas habilidades no desenvolvimento de drones e da digitalização necessária para a defesa do país. Fedorov também atuou como ministro da Transformação Digital e sua nomeação deve ser […]

Política

Atletas Russos Competirão como Individuais nos Jogos de Inverno de Milão Cortina, Afirma Presidente do COI

Os atletas russos nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão Cortina não poderão representar seu país mesmo que um acordo de paz seja firmado com a Ucrânia, disse a presidente do Comitê Olímpico Internacional, Kirsty Coventry, em entrevista a um jornal italiano. Neste momento, nada mudaria a decisão do Comitê de permitir que os atletas […]

Política

Prisão de Filipe Martins por Descumprimento de Medidas Cautelares e Condenação Relacionada a Trama Golpista

A Polícia Federal prendeu na manhã desta sexta-feira Filipe Martins, ex-assessor internacional do ex-presidente Jair Bolsonaro, por ter descumprido medidas cautelares ao ter usado redes sociais, informou o advogado dele Jeffrey Chiquini em comunicado de vídeo. A detenção preventiva de Martins ocorre por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Martins […]