Universo ao seu Redor

  •  
Universo ao seu Redor Foto: Divulgação Universo ao seu Redor

Projeto patrocinado pela Fábrica Carioca de Catalisadores S.A. em parceria com a Fundação Planetário RJ e Ministério da Cultura contempla alunos da rede pública de ensino, unindo ciência e cultura

​​Chega ao Planetário de Santa Cruz mais uma edição do projeto Universo ao Seu Redor, que leva a astronomia, de forma instigante e lúdica, a crianças e jovens de escolas públicas da região. Nos dias 21 de junho e 12 e 26 de julho serão promovidas visitas guiadas com direito a peça de teatro, exibição de filme e outras atividades para os alunos. A iniciativa é fruto de uma parceria entre governo e iniciativa privada, envolvendo a patrocinadora do projeto Fábrica Carioca de Catalisadores S.A, além da Fundação Planetário, Ministério da Cultura, Secretarias Municipais de Cultura e de Educação do Rio de Janeiro.

A ideia é dar oportunidade a alunos de escolas públicas municipais do Rio de ter contato com questões que fazem parte do currículo escolar, mas que podem parecer distantes e complicadas. No projeto, as crianças fazem visitas guiadas com monitores orientados e treinados por especialistas para apresentar as exposições sobre o Sistema Solar e a Lua. A programação inclui, ainda, a exibição de um filme na cúpula, que garante uma sensação de imersão no espaço, seguida de bate-papo com um astrônomo.

No auditório do Planetário Santa Cruz as crianças assistem a um espetáculo de teatro de bonecos e animação que tem a Astronomia como tema. Produzido pela ASX Produções Artísticas, a peça teve execução da Cia. Articulação e supervisão científica da Fundação Planetário.

Em suas edições anteriores o projeto já recebeu cerca de 15 mil alunos e professores percorrendo o circuito de visita guiada à exposição, projeção de filme na cúpula e a apresentação da peça. Lilian Valdoski, responsável pela gerência do Planetário de Santa Cruz, conta que o resultado tem sido bastante positivo. “Os professores nos procuram para elogiar a iniciativa, que reforça o conteúdo passado nas salas de aula”, afirma. Para Lilian, o projeto desperta valores culturais e científicos significativos para a vida escolar e social das crianças.

A FCC S.A. é uma indústria química, localizada no Distrito Industrial de Santa Cruz. Seus projetos sociais estão amparados por políticas de responsabilidade social e de doações e patrocínios, que direcionam os esforços, preferencialmente, para as comunidades do entorno da fábrica (Santa Cruz, Seropédica e Itaguaí). O foco está em iniciativas ligadas à educação, conscientização ambiental, geração de renda e saúde, bem como ao incentivo financeiro a projetos de cunho desportivo e sociocultural. Em 2015, a FCC S.A. venceu a sexta edição do Prêmio Ética nos Negócios, uma iniciativa do Instituto Brasileiro Ética nos Negócios, sendo premiada na categoria Responsabilidade Social pela execução do Universo ao seu redor.

A realização do projeto se dá por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – a Lei Rouanet – via Ministério da Cultura.

(Redação - Agência IN)