O Enigma da Liderança

  •  
O Enigma da Liderança Foto: Divulgação O Enigma da Liderança

Um livro que aborda conceitos profundos, mas em linguagem leve; voltado principalmente aos jovens, mas com conteúdo relevante para profissionais de praticamente todos os níveis e idades. Assim é "O Enigma da Liderança", primeiro livro do executivo Sergio Piza, com selo da Editora Évora.

A obra combina conceito, experiência vivencial, cases e dicas para convidar o leitor a uma grande e provocativa reflexão. Capítulo a capítulo, a narrativa constrói as estruturas que formam os pilares de uma carreira de sucesso e, por outro lado, desconstrói mitos sobre o papel do líder e o paternalismo das empresas na formação profissional das pessoas.

"O livro exalta a visão sistêmica no exercício da liderança, mostrando a importância de entender a empresa como um ambiente integrado", ressalta Fiamma Zarife, diretora geral do Twitter Brasil, na abertura do livro. Outros nomes de peso também manifestam suas impressões, endossando a obra. Entre eles, Maira Habimorad, CEO da Cia. de Talentos; Fabio Schvartsman, presidente da Vale; Michel Sarkis, presidente da Banestes S/A; João Cox, conselheiro de empresas e fundador da Cox Investment and Advisory e Marshall Goldsmith, autor de "O efeito gatilho".

No prefácio, Horácio Lafer Piva, economista e ex-presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) comenta sobre a visão do papel do líder, tratada no livro de forma humanista e valorizando o senso de propósito, sem desconsiderar a importância da entrega de resultados.

Compartilhando experiências e aprendizados
Com mais de 30 anos de carreira, vividos sempre nas áreas de recursos humanos, no Brasil e nos Estados Unidos, Piza contextualiza situações cotidianas das corporações. O autor analisa os enigmas para a construção de um líder e sua plena atuação, valorizando o papel do gestor de pessoas e o colocando como o grande responsável por criar um ambiente e as condições para que os profissionais possam exercer seu poder de escolha, construir suas respectivas carreiras e contribuir de forma eficaz para o atingimento de metas.

"Para que o negócio alcance seus objetivos, é fundamental o equilíbrio entre a visão de time e visão de estratégias. Cabe aos líderes e às áreas de Recursos Humanos ter esse olhar contemporâneo de que a base do sucesso se constrói a partir da combinação das relações psicodinâmicas das pessoas e a visão sistêmica da organização. É nessa orquestração que os bons resultados acontecem", destaca Piza.

Composto de duas partes que somam nove capítulos, cases, dicas e situações que traduzem com fidelidade o mundo corporativo, o livro cumpre seu compromisso de desvendar quem são e como se formam os líderes que realmente fazem diferença no mundo atual.

sergiopizaSergio Piza - Executivo de negócios e de gestão de pessoas, com uma visão absolutamente de negócios, apóia líderes em processos de transformações culturais, no desenvolvimento de organizações e no engajamento de talentos. Estrategista e especialista em práticas de excelência organizacional e de excelência em pessoas. Atualmente, é diretor de Gente e Gestão da Klabin, tendo consolidada experiência em posições de CLevel em empresas nacionais e multinacionais, no Brasil e nos Estados Unidos, tais como Claro, Contax, Kraft Foods/Mondelez e Ford. Graduado e Mestre em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Cornell e em Harvard. Possui mestrado executivo pelo INSEAD em “Consulting and Coaching for Change”. Formado pelo IBGC como Conselheiro de Administração. Sergio atua na Klabin e é Conselheiro da Simbiose.

 


capa oenigmadaliderancaFicha Técnica
’’O Enigma da Liderança“
200 páginas
Editora: Editora Évora
ISBN: 978-85-84611560
Preço sugerido: R$ 49,90

(Redação - Investimentos e Notícias)