Inglês é fator decisivo para contratações em empresas

  •  
Inglês é fator decisivo para contratações em empresas Foto: Divulgação Inglês é fator decisivo para contratações em empresas

Com processos seletivos cada vez mais rígidos, o domínio do idioma é fundamental para quem deseja aumentar as chances de empregabilidade.

A importância de saber falar inglês e tê-lo como um diferencial é quase um consenso quando o assunto é mercado de trabalho. O tema se torna ainda mais relevante quando candidatos precisam enfrentar processos seletivos competitivos em um cenário econômico pouco favorável. 

As empresas também estão mais conscientes da importância do idioma. No Brasil, 75% das organizações afirmam que o uso do inglês no trabalho é considerado muito útil. Os dados são do Education First Corporate Language Learning Solutions e apontam para realidade de que o domínio da língua inglesa está diretamente ligado ao aumento da empregabilidade. 

Entretanto, ainda são poucos os brasileiros que poderão entrar na disputa de forma competitiva. Um outro estudo, desenvolvido pelo British Council, revelou que apenas 5% da população brasileira podem ser considerados fluente no idioma, o que pode ser um incentivo para quem deseja uma recolocação ou avanço na carreira. 

Além de mais facilidade para ingressar ou ser promovido no mercado de trabalho, o profissional com inglês fluente tende a receber melhores salários. Mas se para algumas carreiras a fluência em inglês é um diferencial, para outras ela é uma exigência. Confira alguns exemplos:

Nove profissões que exigem domínio do inglês
1) Turismólogo: esta é uma das profissões para quem gosta de inglês. O profissional de Turismo é responsável por organizar, planejar, divulgar e promover viagens e eventos. Na rotina de trabalho é muito comum o contato com pessoas de diferentes nacionalidades, por isso, o conhecimento da língua inglesa é fundamental. Além dos nativos de países que têm esse idioma como oficial, há o contato com públicos de outras nacionalidades que escolheram o inglês como segunda língua.

2) Relações internacionais: esta é uma área que exige que o profissional saiba inglês para poder trabalhar. Esse especialista deve estar habilitado para negociar interesses e intermediar acordos entre países, empresas privadas e organizações não governamentais (ONGs). Também é necessário o conhecimento em política, economia e direito para que ele possa buscar recursos e realizar projetos.

3) Engenharia: este é um dos campos mais promissores para quem domina o idioma. Com a instalação de multinacionais no Brasil, é cada vez mais necessário que engenheiros de diferentes áreas falem inglês.

4) Tecnologia da Informação (TI): esta é considerada uma das profissões do futuro, por isso quem decidir seguir esta carreira deve se preparar. O mercado de TI está em constante evolução e exige que o profissional se mantenha atualizado. A maior parte dos termos, procedimentos e literatura na área está disponível em inglês.

5) Administração: o administrador de empresas é responsável por negociar com empresas e fornecedores que podem ser estrangeiros. Neste caso, o inglês fluente é essencial para a realização da atividade.

6) Marketing: é outra área que possui uma literatura muito vasta disponível em inglês e, por isso, cada vez mais as empresas têm exigido o domínio do idioma como requisito para a contratação de profissionais.

7) Carreira acadêmica: até mesmo para quem não está focado no mercado de trabalho no momento, o inglês é primordial. Quem deseja estudar para conquistar os títulos de pós-graduação, mestrado ou doutorado também deve ter domínio da língua. A possibilidade de pesquisa se torna muito mais ampla quando o estudante tem essa qualificação.

Inglês: o seu novo cartão de visitas

O domínio do inglês é um novo cartão de visitas para o profissional que busca oportunidades no mercado de trabalho e quer impulsionar novas conquistas. Por isso, é preciso estar atento no momento de escolha de um curso adequado. O CCAA está há mais de 50 anos no mercado e oferece cursos de inglês para todas as idades.

O Business English do CCAA é indicado para alunos com mais de 18 anos que pretendem ingressar ou já estão no mercado de trabalho. Durante o curso, são criadas situações que simulam o ambiente corporativo e o universo dos negócios.

Para quem já tem mais de 16 anos, o Adult Course é um dos cursos indicados, pois nele o aluno desenvolve seu conhecimento profissional e acadêmico, aumentando as chances de sucesso se deseja ter uma carreira diferenciada.

(Redação - Investimentos e Notícias)