Adoção do processo de coaching jurídico amplia oportunidades na carreira dos advogados

  •  
Adoção do processo de coaching jurídico amplia oportunidades na carreira dos advogados (Foto: Divulgação) Adoção do processo de coaching jurídico amplia oportunidades na carreira dos advogados

O mercado de atuação de um advogado no Brasil é bastante competitivo e escasso. No mundo corporativo, as cobranças impostas aos profissionais da área jurídica são enormes. Em alguns casos, advogados acabam desistindo da carreira por falta de oportunidades ou mesmo por se sentirem frustrados com os resultados obtidos.

No entanto, é fato também que aqueles profissionais que se destacam com ideias e soluções diferenciadas, criativas e de resultados conseguem um posicionamento melhor e com mais sucesso profissional. “Aquele que pretende se destacar precisa, necessariamente, buscar aperfeiçoamento e capacitação para atender melhor seus clientes” comenta Roberto Schiavini, diretor da GEMTE Consultoria e especialista em coaching para advogados.

Segundo ele, para obter sucesso na carreira de advogado não basta o conhecimento jurídico, é necessário também outras qualificações e habilidades que evitarão a estagnação profissional, bem como a competência para superar as barreiras existentes. Por outro lado, os advogados precisam se planejar, traçar os seus objetivos profissionais, sabendo onde estão, onde querem chegar e quais caminhos deverão trilhar. “O processo, aplicado em poucas sessões, oferece ferramentas que auxiliam o profissional, tanto na sua vida pessoal, quanto em sua atuação como advogado. O direito é uma matéria ampla que exige uma capacidade de argumentação elevada para conquistar o sucesso e o coaching também contribui com isso”, explica Schiavini.

O coach acrescenta que ao descobrir como utilizar melhor seus talentos dinâmica e equilibradamente, os advogados personificarão um formato para se diferenciar no atendimento aos clientes. “Com os recursos práticos e emocionais obtidos no processo esses profissionais atingirão seus objetivos rapidamente e com mais êxito, já que essa modalidade de capacitação dá aos advogados os subsídios necessários para a maximizar competências como liderança, visão estratégica, comunicação, e tomada de decisões, entre outras, que contribuirão para uma carreira de sucesso”, reforça o executivo.

O dirigente acrescenta que com o coaching jurídico, o profissional é capaz de se comunicar melhor, ampliar seu potencial e trazer mais resultados para sua empresa ou para o próprio desenvolvimento profissional, refinando positivamente sua performance por meio de métodos, ferramentas e técnicas cientificamente validadas, maximizando sua capacidade de persuasão, além de obter mais subsídios para alcançar uma posição de destaque na sua área de atuação.

“O coaching é um aliado extremamente valioso para que o profissional do direito aumente as suas habilidades. Aquele que aprende a definir metas estará motivado a acordar cedo todos os dias para o trabalho acreditando na realização de seus projetos profissionais e pessoais, além da certeza de que é o único responsável pelo seu sucesso ou fracasso”, explica Schiavini.

Uma das vertentes mais recomendadas para os advogados é o coaching de liderança. “Temos utilizado essa metodologia em grandes escritórios de advocacia com resultados surpreendentes ampliando, inclusive, as habilidades dos profissionais para incrementar sua campanha de marketing pessoal e consequente melhora na auto estima e desempenho profissional” conclui o executivo da Gemte Consultoria .

(Redação – Investimentos e Notícias)