Simpósio do Cigré reúne lideranças para discutir futuro do mercado brasileiro de energia

Simpósio do Cigré reúne lideranças para discutir futuro do mercado brasileiro de energia Foto: Divulgação Simpósio do Cigré reúne lideranças para discutir futuro do mercado brasileiro de energia

Nos próximos dias 23 e 24 de agosto o Cigré Brasil realiza seu IV Simpósio Nacional de Regulação, Economia e Mercados de Energia Elétrica - Sinrem. O evento, que conta com o apoio institucional da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, acontece no Hotel Maksoud, em São Paulo, com a proposta de discutir as transformações atuais e as perspectivas para o setor elétrico brasileiro.

A pauta abrange temas como o desenvolvimento de novas políticas e regulações, financiabilidade da expansão e da inovação tecnológica, abertura de mercado e novo modelo para a distribuição de energia, aprimoramento da formação de preços, ampliação da segurança operativa e financeira do mercado, atuação de novos players, ambientes e modelos de comercialização.

O Simpósio reunirá representantes das instituições setoriais: o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia - MME, Paulo Pedrosa; o presidente da Empresa de Pesquisa Energética – EPE, Luiz Barroso; o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel, Tiago Correia; o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico –ONS, Luiz Eduardo Barata; e os conselheiros de Administração da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, Ary Pinto e Roberto Castro.

No dia 23, Ary apresenta a palestra “Desafios e Melhores Práticas para Garantir a Segurança Financeira nas Operações do Mercado de Energia”, enquanto Castro ministra apresentação para o tema “Perspectivas para Aprimoramento da Formação de Preços no Brasil”, no dia 24.

Representantes de operadores de mercados internacionais também apresentarão palestras. Cecilia Maya, da XM (Colômbia), abordará uma visão geral sobre “Preços, bolsa, encargo de capacidade, financiabilidade, abertura de mercado”. Já a PJM (EUA) trarará do tema “resposta da demanda”.

O evento conta ainda com a presença de representantes de associações representativas de classe, academia (FGV, USP) e empresas de todos os segmentos da comercialização de energia elétrica, além do presidente da Thymos e coordenador do Comitê de Estudos C5 - Mercados de Eletricidade e Regulação do Cigré, João Carlos Mello, que realizará a abertura do Simpósio.

IV SINREM - Simpósio Nacional de Regulação, Economia e Mercados de Energia Elétrica
Quando:
23 e 24 de agosto
Onde: Hotel Maksoud - R. São Carlos do Pinhal, 424 - Bela Vista, São Paulo – SP
Informações e inscrições: Site do Cigré Brasil

(Redação - Agência IN)