Siemens apresenta inovações em energia durante a SNPTEE 2017

Siemens apresenta inovações em energia durante a SNPTEE 2017 Foto: divulgação Siemens apresenta inovações em energia durante a SNPTEE 2017

Companhia apresenta com exclusividade o novo PowerLink IP, sistema de comunicação OPLAT para subestações digitais de energia

A Siemens, considerada uma das principais líderes no fornecimento de soluções eficientes para geração, transmissão e distribuição de energia, traz para o Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica (SNPTEE), algumas das principais inovações em energia para o setor, com destaque para o PowerLink IP, uma solução OPLAT pronta para o futuro digital das redes de transmissão, que será apresentado com exclusividade durante o evento, que acontece entre os dias 22 a 25 de outubro, em Curitiba, no Paraná. Presente há mais de 110 anos no mercado brasileiro, a companhia tem contribuído para o desenvolvimento, modernização e diversificação do setor elétrico no país.

O público presente no evento, que está em sua 24º edição, terá acesso a tudo o que há de mais avançado em tecnologia e inovação na área de energia para o mercado brasileiro. "Para atender à crescente demanda mundial por energia, a Siemens desenvolve continuamente soluções e tecnologias para transmitir energia, com alta confiabilidade, dos lugares mais remotos aos centros consumidores, por meio de produtos inovadores e altamente competitivos", afirma Guilherme Mendonça, diretor de Energy Management da Siemens.

Pioneira também em soluções de infraestrutura, automação e de alta tensão, a companhia possui o mais completo portfólio de produtos para o gerenciamento de energia de ponta a ponta no país. "Atualmente, a base instalada da Siemens na área de energia gera 50% da eletricidade do Brasil. A companhia tem se tornado um agente facilitador além de parceiro tecnológico ideal para desencadear o potencial de energia do país", acrescenta o executivo.

Abaixo, mais informações sobre os destaques da Siemens para o evento:

Comunicação com PowerLink IP
A Siemens apresenta com exclusividade no SNPTEE 2017 o novo PowerLink IP, solução OPLAT pronta para o futuro digital das redes de transmissão. Com capacidade de banda estendida e mais eficiente, o PowerLink IP utiliza uma faixa de frequência de até 256 kHz, permitindo uma taxa de dados de até 2 MBps por direção de transmissão, podendo substituir ou coexistir com vários sistemas OPLAT legados. Além disso, o PowerLink IP possui arquitetura baseada em pacotes, o que reduz e simplifica a instalação, comissionamento, manutenção e treinamentos.

Subestações digitais com Process Bus
Com a introdução da norma IEC 61850, um marco na convergência das redes de comunicação aplicadas a sistemas de automação de energia, transformações nas aplicações de automação de subestações vem ocorrendo com a apresentação de formas mais rápidas de troca de dados, além de aprimoramentos na interoperabilidade, segurança e confiabilidade. Com o uso de tecnologia Process Bus, é formada uma rede entre os equipamentos de pátio e os equipamentos de proteção, controle e supervisão da subestação, com comunicação feita via rede de fibra óptica, de maneira digital, permitindo reduzir significativamente custos com cabos, fiações e outros materiais, além de prover maior segurança na instalação, operação e manutenção da subestação.

Segurança cibernética em infraestruturas críticas de energia
A Siemens apresenta uma abordagem holística para ampliar a segurança cibernética das concessionárias de energia, envolvendo aspectos de avaliação de situação, planejamento, implementação e integração de sistemas seguros e serviços contínuos para manutenção de segurança ao longo do tempo.

Spectrum Power 7
O Spectrum Power é um sistema SCADA pioneiro pela junção de aplicativos avançados de gerenciamento, como o EMS (Energy Management System) e TNA (Transmission Network Applications), às funções "tradicionais" de supervisão e controle da rede. Essa plataforma integrada permite monitorar, detectar e prever fenômenos de estabilidade e oscilações, simular cenários, destacar áreas críticas da rede e recomendar ações corretivas viáveis. Dentre outras funcionalidades, destaca-se o controle de frequência e tensão para balanceamento de geração e demanda em tempo real, integração e previsão de fontes renováveis – tudo isso com operação multisite flexível.

PSS E
O PSS E é uma plataforma para análise e planejamento de sistemas de transmissão de energia. Totalmente customizável, a solução permite ainda adicionar módulos complementares opcionais ao pacote base, oferecendo recursos estendidos aos usuários, como: modelagem e troca de dados / módulos de interface, visualização, módulos analíticos e desempenho acelerado. Os usuários poderão se beneficiar de uma maior economia de tempo, recursos e custos e maior confiabilidade do sistema por meio de capacidades abrangentes de modelagem e análise de rede, integração do fluxo de trabalho, avaliações rápidas com análise de alternativas para antecipação de condições e problemas na rede.

Monitoramento de Transformadores e Reatores
Com seu centro de competência mundial situado no Brasil, a Siemens oferece uma gama de soluções relacionadas ao monitoramento de transformadores e reatores. Através de projetos altamente personalizáveis, os sistemas e sensores permitem adequar as variáveis medidas com a realidade e as necessidades do cliente. Tal monitoramento oferece uma transparência muito maior dos ativos estratégicos, garantindo uma utilização consciente dos equipamentos e paradas programadas muito mais precisas.

Serviço:
XXIV SNPTEE

Data: 22 a 25 de outubro de 2017
Horário: domingo das 14 às 22h – segunda a quarta-feira das 8h às 20h
Local: Expo Unimed Curitiba – Rua Professor Pedro Viriato Perigot de Souza, 5300 – Cidade Industrial – Curitiba - PR

(Redação - Agência IN)