Visto americano EB-5 é caminho mais rápido para o Green Card

  •  
Visto americano EB-5 é caminho mais rápido para o Green Card Foto: Divulgação Visto americano EB-5 é caminho mais rápido para o Green Card

Com previsão de reajuste para setembro deste ano, o visto de investimento EB-5, uma das formas mais caras, mas também mais rápidas de conseguir o Green Card (permanência americana) pode ser opção ainda para quem tem planos de investimentos nos EUA, enquanto o Congresso dos Estados Unidos não confirma novo valor.

O EB-5 é uma categoria de visto voltada a estrangeiros que desejam se mudar para os Estados Unidos. Para adquirir o mesmo é preciso investir, a partir de 500 mil dólares em um negócio que gere 10 postos de trabalho para americanos em um período de dois anos. O investidor aprovado recebe o Green Card que também é concedido ao seu cônjuge e a filhos solteiros de até 21 anos que podem trabalhar, concorrer a bolsas em faculdades ou ter matrículas gratuitas em educação infantil nos EUA, por exemplo.

Desde a década de 1990, quando foi criado, o visto EB-5 nunca sofreu alteração de valor e tem as categorias: ativo / direto e passivo / indireto. Neste primeiro, é necessário investir de 1 milhão de dólares em um negócio próprio. Já para o EB-5 passivo, o aporte é de 500 mil dólares em Centros Regionais definidos pelo governo dos Estados Unidos voltados para regiões rurais ou com alta taxa de desemprego.

“Investir em um Centro Regional é um processo menos complexo do que em um negócio próprio e não exige que o investidor administre o negócio. No último ano atendemos solicitações de interessados de diversos Estados, que somaram mais de 4 milhões de dólares apenas em EB-5”, explica Daniel Toledo, advogado especialista em Direito Internacional e sócio-diretor da Loyalty Miami, consultoria que cuida da implantação de negócios internacionais. Ele acrescenta que só haverá a confirmação dos novos valores a partir de 8 de dezembro, mas estima que deva ser algo em torno de 800 mil dólares.

Além de garantir o tão sonhado Green Card e o baixo risco de reprovação pela United States Citizenship and Immigration Services (USCIS), o EB-5 confere status permanente nos EUA para o investidor e sua família, assim como os mesmos direitos de cidadãos americanos com relação a bolsas de estudo, viver nos EUA sem restrições, entre outros benefícios.

(Redação - Investimentos e Notícias)