Taxa de juros de empréstimo pessoal tem leve queda em janeiro, aponta Procon-SP

  •  
Taxa de juros de empréstimo pessoal tem leve queda em janeiro, aponta Procon-SP Foto: divulgação Taxa de juros de empréstimo pessoal tem leve queda em janeiro, aponta Procon-SP

Pesquisa de taxa de juros realizada pela Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo, em 8 de janeiro, aponta que a taxa de juros do empréstimo pessoal apresentou leve queda; no cheque especial não houve mudança. Fazem parte da pesquisa os seguintes bancos: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander.

A pesquisa de taxas de juros foi efetuada pela Equipe de Pesquisas da Diretoria de Estudos e Pesquisas da Fundação Procon-SP e envolveu as seguintes instituições financeiras: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Foram coletadas taxas vigentes em 08/01/18.

Considerando que existe a possibilidade de variação da taxa do empréstimo pessoal em função do prazo do contrato, foi estipulado o período de 12 meses, já que todos os bancos pesquisados trabalham com este prazo. Vale lembrar, também, que os dados coletados se referem às taxas máximas pré-fixadas para clientes não preferenciais, independente do canal de contratação, sendo que para o cheque especial foi considerado o período de 30 dias.

Empréstimo Pessoal – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 6,32% a.m., 0,09 ponto percentual menor em relação ao mês anterior, que foi de 6,41% a.m.

As quedas verificadas na taxa de empréstimo pessoal foram:
Banco do Brasil - alterou de 5,99% para 5,95% a.m., o que significa um decréscimo de 0,04 ponto percentual, representando uma variação negativa de 0,67% em relação à taxa de dezembro/17;

Caixa Econômica Federal - alterou de 6,20% para 5,70% a.m., o que significa um decréscimo de 0,50 ponto percentual, representando uma variação negativa de 8,06% em relação à taxa de dezembro/17.

Os demais bancos mantiveram a taxa de empréstimo pessoal.

Cheque Especial – a taxa média dos bancos pesquisados foi de 13,41% a.m, a mesma constatada no mês anterior.

Não houve modificação em nenhuma taxa de cheque especial neste mês de janeiro

(Redação - Investimentos e Notícias)