BB lança transações bancárias com inteligência artificial

  •  
BB lança transações bancárias com inteligência artificial (Foto: Divulgação) BB lança transações bancárias com inteligência artificial

Os clientes do Banco do Brasil vão poder realizar suas transações bancárias diretamente pelo Messenger do Facebook, sem recorrer ao internet banking ou app mobile. O BB é o primeiro grande banco de varejo no Brasil que combina as funcionalidades do Messenger com a inteligência artificial do Watson da IBM, para prestar atendimento aos clientes realizando transações via chatbot. Além disso, as trocas de informações nas interações com os clientes do BB são criptografadas de ponta a ponta.

A solução será iniciada em projeto piloto com cerca de mil clientes e um grupo de funcionários. Inicialmente, estão disponíveis consulta de extrato da conta corrente e informações sobre cartão de crédito, como: fatura, solicitação de 2ª via e liberação para uso do plástico. Nesta fase, em que as transações em teste envolvem assuntos relacionados às transações com cartões Ourocard, o BB conta com o apoio da Visa.

Nos próximos dias, as consultas de saldo e extrato da poupança, assim como o extrato de fundos de investimento também estarão disponíveis. Tudo isso sem necessidade de acessar a conta pela internet banking ou aplicativo mobile. O BB prevê a abertura da ferramenta para todos os clientes após a fase de teste.

O diretor de tecnologia do BB, Gustavo Fosse, mira a maior conveniência aos clientes como o principal ganho, “a grande novidade da iniciativa é oferecer os nossos serviços ao cliente na interface de preferência dele, sem necessidade de ir até um ambiente do banco. Nosso objetivo é levar ainda mais facilidade, com relacionamento baseado na inovação, confiança e promovendo a facilidade de acesso”, disse Fosse.

O atendimento é feito por meio do assistente virtual do banco, que já funciona para tirar dúvidas de clientes por chatbot no Messenger também por meio do Watson, a plataforma de inteligência artificial para negócios da IBM na nuvem. Agora, com a possibilidade de realizar transações bancárias, a estratégia do banco para o futuro prevê o aprimoramento cada vez maior das respostas via inteligência artificial e a integração das interações com os sistemas de informação BB. 

(Redação – Investimentos e Notícias)