Vendas no varejo variam -0,4% em outubro

  •  
Vendas no varejo variam -0,4% em outubro (Foto: Pexels) Vendas no varejo variam -0,4% em outubro

O comércio varejista nacional variou -0,4% em outubro de 2018, comparado a setembro, na série com ajuste sazonal, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A média móvel trimestral ficou estável em 0,1%.

Na série sem ajuste sazonal, frente a outubro de 2017, o comércio varejista cresceu 1,9%. O acumulado no ano subiu 2,2% e o nos últimos 12 meses ficou praticamente estável, ao passar de 2,8% em setembro para 2,7% em outubro.

O comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de Veículos, motos, partes e peças e de Material de construção, variou -0,2% em relação a setembro. A média móvel trimestral foi 0,8%.

A variação de -0,4% nas vendas do comércio varejista na passagem de setembro para outubro de 2018, na série com ajuste sazonal, foi acompanhada por resultados negativos em cinco das oito atividades pesquisadas: Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,4%), Móveis e eletrodomésticos (-2,5%), Tecidos, vestuário e calçados (-2,0%), Combustíveis e lubrificantes (-1,2%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-0,8%). Já as atividades com altas nas vendas foram Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,7%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,9%).

Na comparação com setembro, 17 das 27 unidades da federação tiveram quedas nas vendas do comércio, com Rondônia (-4,0%), Distrito Federal (-3,4%) e Piauí (-2,7%) como as principais. Entre as 10 com alta, a mais relevante foi em Roraima (2,8%).

(Redação – Investimentos e Notícias)