Europa discute papel em forças de paz na Ucrânia - Investimentos e Notícias Europa discute papel em forças de paz na Ucrânia - Investimentos e Notícias
Política

Europa discute papel em forças de paz na Ucrânia

  • 17/02/2025 - 08h26
  • Atualizado 11 meses atrás
  • 2 min de leitura
Escrito por: Reuters

O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, tornou-se o primeiro líder europeu a dizer que está pronto para colocar tropas de manutenção da paz na Ucrânia, assumindo o compromisso antes de uma reunião de emergência de líderes em Paris para discutir o papel da Europa em um cessar-fogo.

Os comentários de Starmer destacam uma percepção crescente entre as nações europeias de que provavelmente terão que desempenhar um papel maior para garantir a segurança da Ucrânia, enquanto Washington trabalha sozinha com a Rússia em um possível fim do conflito de três anos.

A Suécia consideraria a possibilidade de contribuir para as forças de manutenção da paz pós-guerra na Ucrânia, disse o primeiro-ministro Ulf Kristersson na segunda-feira, acrescentando que as negociações precisariam progredir antes que qualquer decisão fosse tomada.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, surpreendeu a Ucrânia e os aliados europeus na semana passada quando anunciou que havia feito uma ligação para o presidente russo, Vladimir Putin, sem consultá-los, para discutir o fim da guerra.

Esse esforço deve avançar com conversas esta semana na Arábia Saudita entre autoridades norte-americanas e russas.

O enviado de Trump para a Ucrânia, Keith Kellogg, disse no sábado que a Europa não teria um lugar na mesa para quaisquer negociações de paz. Washington enviou um questionário às capitais europeias para perguntar o que elas poderiam contribuir para as garantias de segurança de Kiev.

Reunião em Paris

Na cúpula de segunda-feira em Paris, o presidente Emmanuel Macron receberá líderes de Alemanha, Itália, Reino Unido, Polônia, Espanha, Holanda e Dinamarca, que representarão os países bálticos e escandinavos, juntamente com a liderança da União Europeia e o secretário-geral da Otan, Mark Rutte.

Uma autoridade da Presidência francesa disse que a discussão examinaria “as garantias de segurança que podem ser dadas pelos europeus e norte-americanos, juntos ou separadamente”, sendo as forças de paz apenas um elemento das garantias de segurança.

Política

Reino Unido Avalia Proibição de Redes Sociais para Menores de 16 Anos, Inspirado pela Austrália

O Reino Unido lançou nesta segunda-feira uma consulta sobre redes sociais e crianças, incluindo a possibilidade de proibição do uso para menores de uma certa idade, restrição semelhante à adotada pela Austrália para crianças e adolescentes com menos de 16 anos, e uma orientação mais rígida às escolas sobre telefones celulares. O governo britânico anunciou […]

Política

Kim Jong Un Inspeciona Fábrica e Demite Autoridade Antes de Congresso do Partido na Coreia do Norte

O líder norte-coreano Kim Jong Un inspecionou uma fábrica de máquinas industriais e demitiu uma autoridade de alto escalão antes de um importante congresso do partido, informou a mídia estatal KCNA na terça-feira (horário local, ainda segunda-feira em Brasília). Nas últimas semanas, Kim fez uma série de visitas a fábricas e supervisionou testes de armas […]

Política

Nova Defesa Aérea com Drones Interceptadores Reforça Preparações da Ucrânia contra Ataques Russos

As Forças Armadas da Ucrânia estão introduzindo uma nova vertente de defesa aérea para transformar seu sistema, composta por pequenos grupos que utilizam drones interceptadores, enquanto o país se prepara para novos ataques russos em massa, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta segunda-feira. A Ucrânia ainda está se recuperando de uma onda de ataques russos […]