Acordo da Opep+ Aumenta Produção de Petróleo em 548.000 Barris por Dia em Agosto - Investimentos e Notícias Acordo da Opep+ Aumenta Produção de Petróleo em 548.000 Barris por Dia em Agosto - Investimentos e Notícias
Mercado

Acordo da Opep+ Aumenta Produção de Petróleo em 548.000 Barris por Dia em Agosto

  • 05/07/2025 - 12h24
  • Atualizado 5 meses atrás
  • 2 min de leitura

A Opep+ concordou neste sábado em aumentar a produção em 548.000 barris por dia em agosto, acelerando ainda mais os aumentos de produção em sua primeira reunião desde que os preços do petróleo subiram — e depois recuaram — após os ataques de Israel e dos Estados Unidos ao Irã.

O grupo, que bombeia cerca de metade do petróleo do mundo, vem reduzindo a produção desde 2022 para apoiar o mercado. Mas reverteu o curso este ano para recuperar a participação no mercado e após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, exigir que o grupo bombeasse mais para ajudar a manter os preços da gasolina mais baixos.

Membros que Aumentarão a Produção

  • Arábia Saudita
  • Rússia
  • Emirados Árabes Unidos
  • Kuweit
  • Omã
  • Iraque
  • Cazaquistão
  • Argélia

O aumento de agosto representa um salto em relação aos aumentos mensais de 411.000 bpd que a Opep+ havia aprovado para maio, junho e julho, e 138.000 bpd em abril.

A Opep+ citou uma perspectiva econômica global estável e fundamentos de mercado saudáveis, incluindo baixos estoques de petróleo, como motivos para liberar mais petróleo.

A aceleração ocorreu depois que alguns membros da Opep+, como o Cazaquistão e o Iraque, produziram acima de suas metas, irritando outros membros que estavam aderindo aos cortes, disseram as fontes.

A produção do Cazaquistão voltou a crescer no mês passado e atingiu o maior nível de todos os tempos.

A Opep+, que agrupa a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados liderados pela Rússia, quer expandir sua participação no mercado em meio ao aumento da oferta de produtores concorrentes, como os Estados Unidos, disseram as fontes.

Com o aumento de agosto, a Opep+ terá liberado 1,918 milhão de bpd desde abril, o que deixa apenas 280.000 bpd a serem liberados do corte de 2,2 milhões de bpd. Além disso, a Opep+ permitiu que os Emirados Árabes Unidos aumentassem a produção em 300.000 bpd.

O grupo ainda tem em vigor outras camadas de cortes que totalizam 3,66 milhões de bpd. A próxima reunião do grupo de oito membros da Opep+ será em 3 de agosto.

(Com Reuters)

Mercado

Governo Brasileiro Exige Rigor na Qualidade do Fornecimento de Energia e Responsabiliza Enel por Falhas em São Paulo

O Ministério de Minas e Energia afirmou neste domingo que o governo brasileiro não tolerará falhas reiteradas e interrupções prolongadas no fornecimento de energia elétrica e que a concessionária Enel será responsabilizada caso não cumpra integralmente os índices de qualidade e as obrigações contratuais previstas na regulação do setor. “O descumprimento dessas exigências poderá acarretar […]

Mercado

China Promove Coordenação Empresarial e Financeira para Estimular Consumo Interno

O Ministério do Comércio e os reguladores financeiros da China instaram as autoridades locais a promoverem uma coordenação mais forte entre os sistemas empresarial e financeiro para impulsionar o consumo, segundo um comunicado conjunto divulgado neste domingo. Na nota, o Ministério do Comércio, o Banco Popular da China (PBoC) e a Administração Nacional de Regulação […]