Ucrânia Ataca Ponte da Crimeia com Explosivos Subaquáticos, Afirma SBU - Investimentos e Notícias Ucrânia Ataca Ponte da Crimeia com Explosivos Subaquáticos, Afirma SBU - Investimentos e Notícias
Política

Ucrânia Ataca Ponte da Crimeia com Explosivos Subaquáticos, Afirma SBU

  • 03/06/2025 - 12h05
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 2 min de leitura

O serviço de segurança SBU da Ucrânia afirmou nesta terça-feira que atingiu com explosivos a ponte que liga a Rússia à península da Crimeia abaixo do nível da água.

Em um comunicado, o SBU disse que usou 1.100 kg de explosivos que foram detonados no início da manhã e danificaram os pilares subaquáticos da ponte, uma rota de abastecimento fundamental para as forças russas na Ucrânia no passado.

A agência oficial russa, que fornece atualizações regulares sobre a situação da ponte, disse que sua operação foi suspensa por cerca de três horas entre 4h e 7h da manhã, horário local.

Não deu nenhuma razão para o fechamento temporário, mas disse que a ponte havia sido reaberta e estava funcionando normalmente.

“Anteriormente, atingimos a Ponte da Crimeia duas vezes, em 2022 e 2023. Portanto, hoje continuamos essa tradição debaixo d’água”, disse o SBU em seu comunicado, acrescentando que a operação havia sido preparada durante vários meses.

O SBU compartilhou imagens de vídeo que mostravam uma explosão próxima a um dos muitos pilares de suporte da ponte.

A Reuters conseguiu confirmar a localização a partir da estrutura e dos elementos de sustentação da ponte que correspondiam às imagens de satélite e de arquivo da área. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente quando o vídeo foi filmado.

Blogueiros militares russos disseram que o ataque não foi bem-sucedido e especularam que ele havia sido realizado por um drone marítimo ucraniano.

No domingo, a Ucrânia lançou drones em uma operação para atacar aviões bombardeiros russos de longo alcance com capacidade nuclear em campos de aviação distantes na Rússia.

A ponte da Crimeia de 19 km sobre o Estreito de Kerch é a única ligação direta entre a rede de transporte da Rússia e a península da Crimeia, que Moscou anexou da Ucrânia em 2014.

(Com Reuters)

Política

Prisões na França por Suspeita de Espionagem Chinesa Envolvendo Dados de Satélite Starlink

Quatro pessoas, incluindo dois cidadãos chineses, foram presas na França sob suspeita de espionagem para a China e levadas perante um juiz de instrução, informou o Ministério Público de Paris nesta quarta-feira. Comunicado do Ministério Público informou que sua divisão de crimes cibernéticos de Paris abriu uma investigação judicial sobre o caso. A medida ocorre […]

Política

Mudança de Andrew Mountbatten-Windsor do Royal Lodge Após Novas Revelações Sobre Epstein

Andrew Mountbatten-Windsor, irmão mais novo do rei Charles, mudou-se de sua mansão na propriedade real em Windsor, confirmou uma fonte real nesta quarta-feira, após novas revelações prejudiciais sobre suas ligações com o criminoso sexual Jeffrey Epstein. Sua saída do Royal Lodge, sua casa por décadas, marca um novo ponto baixo para o ex-príncipe, após anos […]