O que é PIB - Produto Interno Bruto

  •  
Destaque Indicador ajuda a verificar se a atividade econômica de um país anda bem Foto: divulgação Indicador ajuda a verificar se a atividade econômica de um país anda bem

Saiba o que é PIB e como é feito seu cálculo.

O que é PIB?

PIB ou Produto Interno Bruto, é um indicador econômico que mede todos os bens e serviços finais produzidos dentro de um país.

Se uma empresa produziu um carro em 2017, mas colocou a venda em 2018, então ele será inserido no cálculo do PIB de 2017. Ou seja, só entram na conta do PIB o bens e serviços finais que foram produzidos no ano em questão, independentemente de quando ele foi comercializado.

Quando o PIB aumenta, é um indício de que a economia daquele país está melhorando, com serviços e produtos sendo produzidos.

Existem alguns fatos que contribuem para o aumento do PIB, por exemplo:

- Renda: aumento do consumo e maior renda per capita.

- Emprego: empresas crescem, novas empresas abrem e aumentam as contratações.

- Inflação: o aumento da oferta de produtos contribui para a diminuição do preço, controlando a inflação.

Porém, se o PIB cai, isso pode indicar que a produção e o consumo está abaixo do esperado. Alguns aspectos que podem prejudicar o crescimento do PIB, por exemplo:

- Carga Tributária: Impostos altos que prejudicam o crescimento das empresas.

- Instabilidade: Mudanças políticas e econômicas que fazem as empresas investirem menos.

- Inflação: O aumento do preço dificulta o planejamento das empresas, além de diminuir o poder de compra do produto ou serviço.

Como calcular o PIB?

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é o responsável por calcular o PIB. Este cálculo não é tão simples e pode ser realizado de duas maneiras.

Oferta

É possível calcular o PIB fazendo as contas de tudo que se produziu. Neste cenário, entram todos os resultados da agropecuária, indústria e serviços. Portanto, todos os produtos finais entram nesta conta, como por exemplo:

- Salão de beleza

- Carros

- Brinquedos

- Livros

- Refeições

- Gastos com empregados domésticos

Demanda

Nesta forma de calcular o PIB é preciso levar em consideração as despesas do país. A fórmula utilizada para o cálculo é: PIB = CF + IP + GG + BC, que significam:

- CF: Consumo Familiar

- IP: Investimento Privado, ou seja, gastos das empresas

- GG: Gasto Governamental

- BC: Balança comercial, que é o resultado das exportações, menos o valor das importações

É importante salientar que independente do modo de cálculo escolhido, ambos os resultados devem ter sempre o mesmo valor.

O que não entra no cálculo do PIB

Não é utilizado no cálculo do PIB os itens usados, como por exemplo um notebook de 2017 que possui registro no ano de fabricação e venda. Serviços não remunerados, atividades informais, bens usados para produção de outros bens e atividades ilegais também ficam de fora do cálculo.

PIB per capita

É muito comum escutar em noticiários sobre o PIB per capita. No entanto, muitas pessoas não sabem o que ele significa.

O PIB per capita representa a divisão do Produto Interno Bruto pela quantidade de habitantes da região. Com isso, é possível demonstrar quanto cada habitante produziu em um determinado período.

É possível encontrar uma região que o PIB tenha um valor alto e possui muitos habitantes, mas o seu PIB per capita apresenta um valor baixo já que a renda total é dividida por todas as pessoas.

Veja os valores disponibilizados pelo IBGE para o PIB per capita do Brasil no últimos anos:

PIB per capita - Brasil
Ano Per Capita (R$)
2016 30.407*
2015 29.347
2014 28.498
2013 26.520
2012 24.165
2011 22.171
2010 19.878

Fonte: IBGE 
* valor referente até 20/10/2016 

Diferença entre PIB e PNB

Sabendo o que é PIB é possível evitar mal entendidos e confusões, especialmente no que se refere ao índice PNB. O Produto Interno Bruto (PIB) corresponde a todas as riquezas produzidas dentro de uma região. Ou seja, o PIB brasileiro agrega apenas o que é produzido dentro do Brasil, por exemplo.

Enquanto o Produto Nacional Bruto (PNB), refere-se a quantidade de produtos e serviços produzido por um país, em território nacional ou não. Assim sendo, caso uma empresa brasileira tenha filial em outro país, o que foi produzido lá também é considerado no PNB.