Índice de Confiança de Serviços sobe 3,6 pontos em janeiro

  •  
Destaque Índice de Confiança de Serviços sobe 3,6 pontos em janeiro (Foto: Pexels) Índice de Confiança de Serviços sobe 3,6 pontos em janeiro

O Índice de Confiança de Serviços (ICS) subiu 3,6 pontos em janeiro, para 98,2 pontos, o maior nível desde março de 2014 (98,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice mantém o sinal positivo pelo sexto mês consecutivo, avançando 2,9 pontos em relação a dezembro. 

“A Sondagem de janeiro confirma a melhora na percepção das empresas de Serviços em relação ao ambiente de negócios. Essa reação, no entanto, permanece apoiada nas expectativas, ficando as avaliações da situação corrente com desempenho positivo, mas ainda muito discreto. Assim, é de se esperar que a atividade produtiva prossiga em ritmo moderado nesse início de ano. Um aspecto importante da contínua melhora das expectativas vem sendo seu efeito positivo sobre o indicador que mede o ímpeto de contratações para os próximos meses, uma vez que os Serviços são o setor de maior participação no mercado de trabalho”, analisa Silvio Sales, consultor da FGV IBRE.

Em janeiro, o crescimento do ICS foi disseminado, atingindo 11 das 13 principais atividades pesquisadas. A maior contribuição para alta foi dada, novamente, pelo Índice de Expectativas (IE-S), que cresceu 6,2 pontos, para 107,1 pontos, maior nível desde de abril de 2012 (108,4 pontos). Os dois quesitos que compõem o índice contribuíram positivamente para o resultado: o indicador da tendência dos negócios para os próximos seis meses cresceu 7,8 pontos e o de demanda prevista subiu 4,7 pontos.

O Índice da Situação Atual (ISA-S) subiu 0,8 ponto em janeiro, para 89,3 pontos, retornando ao nível de setembro de 2014 (89,3 pontos). A alta do ISA-S veio exclusivamente do indicador que mede a situação atual dos negócios, que avançou 1,6 ponto no mês, para 90 pontos.

O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do setor de Serviços avançou 0,2 ponto percentual, para 82,1%.

(Redação – Investimentos e Notícias)