Indicador de Incerteza da Economia cai 1,5 ponto em janeiro

  •  
Destaque Indicador de Incerteza da Economia cai 1,5 ponto em janeiro (Foto: Pexels) Indicador de Incerteza da Economia cai 1,5 ponto em janeiro

O Indicador de Incerteza da Economia (IIE-Br) da Fundação Getulio Vargas recuou 1,5 ponto ao passar de 113,0 pontos, em dezembro de 2018 para 111,5 pontos, em janeiro de 2019, permanecendo em um nível alto de incerteza.

“Conforme esperado, o Indicador de Incerteza segue em patamar elevado. Uma das razões para tal, é a incerteza quanto às eleições no Congresso. Sabe-se que dependendo dos resultados, a aprovação das reformas, necessárias para o crescimento econômico, pode ter o caminho dificultado. A tendência é que o Indicador permaneça elevado até que se tenha maior clareza quanto a capacidade do governo em administrar tais reformas.”, afirma a pesquisadora Raíra Marotta, da FGV IBRE.

O recuo do IIE-Br foi influenciado por todos os seus componentes. O componente de Mídia recuou 1,4 ponto entre dezembro de 2018 e janeiro de 2019, contribuindo com -1,2 ponto para o resultado agregado. O componente de Expectativa recuou 1,6 ponto, no mesmo período, e contribui com -0,3 ponto para o indicador final.

(Redação – Investimentos e Notícias)