União Europeia Aprovará Contramedidas Contra Tarifas dos EUA em Meio a Escalada de Guerra Comercial Global - Investimentos e Notícias União Europeia Aprovará Contramedidas Contra Tarifas dos EUA em Meio a Escalada de Guerra Comercial Global - Investimentos e Notícias
Política

União Europeia Aprovará Contramedidas Contra Tarifas dos EUA em Meio a Escalada de Guerra Comercial Global

  • 09/04/2025 - 07h46
  • Atualizado 8 meses atrás
  • 3 min de leitura

Os países da União Europeia devem aprovar nesta quarta-feira as primeiras contramedidas do bloco contra as tarifas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, juntando-se à China e ao Canadá na retaliação e na escalada de um conflito que pode se tornar uma guerra comercial global.

A aprovação ocorrerá no dia em que as tarifas “recíprocas” de Trump sobre a UE e dezenas de países entram em vigor, incluindo tarifas de 104% sobre a China, ampliando seu ataque tarifário e estimulando vendas mais generalizadas nos mercados financeiros.

O bloco de 27 nações enfrenta tarifas de importação de 25% sobre aço, alumínio e automóveis, bem como as novas tarifas mais amplas de 20% para quase todos os outros produtos, de acordo com a política de Trump de atingir os países que, segundo ele, impõem altas barreiras às importações dos EUA.

A Comissão Europeia, que coordena a política comercial da UE, propôs na segunda-feira tarifas extras, em sua maioria de 25%, sobre uma série de importações dos EUA em resposta específica às tarifas norte-americanas de metais. A Comissão ainda está avaliando como responderá aos impostos sobre automóveis e outros.

Importações Alvo das Tarifas

  • Motocicletas
  • Aves
  • Frutas
  • Madeira
  • Roupas
  • Fio dental

Elas totalizaram cerca de 21 bilhões de euros no ano passado, o que significa que a retaliação da UE será contra produtos de valor inferior aos 26 bilhões de euros de exportações de metais da UE afetados pelas tarifas dos EUA.

Elas entrarão em vigor em etapas – em 15 de abril, 16 de maio e 1º de dezembro.

Um comitê de especialistas em comércio dos 27 países da UE votará na tarde desta quarta-feira sobre a proposta da Comissão, que só será bloqueada se uma “maioria qualificada” de 15 membros da UE, representando 65% da população da UE, votar contra.

Esse é um evento improvável, uma vez que a Comissão já consultou os membros da UE e refinou uma lista inicial em meados de março, removendo laticínios e bebidas alcoólicas dos EUA.

Os principais exportadores de vinho, França e Itália, expressaram preocupação depois que Trump ameaçou o vinho e as bebidas alcoólicas da UE com uma tarifa de 200% se a UE prosseguir com sua tarifa planejada de 50% sobre o bourbon.

Trump já respondeu às contratarifas de Pequim anunciadas na semana passada, quase dobrando as taxas sobre as importações chinesas. A China prometeu “lutar até o fim”.

(Com Reuters)

Política

Austrália Alerta para Expansão Militar da China no Pacífico e Disputa por Influência na Região

A ministra das Relações Exteriores da Austrália, Penny Wong, disse que a China está projetando seu poder militar mais longe e com mais frequência no Pacífico, em um discurso que destaca os desafios que a Austrália enfrenta ao competir por influência em sua vizinhança. “A China continua a afirmar sua influência estratégica, inclusive por meios […]

Política

Avanço nas Negociações de Paz entre EUA e Ucrânia para Encerrar Conflito com a Rússia

Negociadores norte-americanos e ucranianos aprimoraram um acordo de paz desenvolvido em Genebra durante suas recentes conversas na Flórida, disse o presidente Volodymyr Zelenskiy nesta terça-feira, acrescentando que a Ucrânia quer que seus aliados europeus se envolvam mais no processo. Kiev está sob pressão em um esforço de paz apoiado pelos EUA com o objetivo de […]

Política

TCU Recomenda Avaliação de Intervenção na Enel São Paulo por Problemas na Prestação de Serviço

Técnicos do Tribunal de Contas da União (TCU) emitiram recomendação para que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) avalie a possibilidade de intervenção na concessão da distribuidora de energia Enel São Paulo, diante da “recorrência” de problemas na prestação do serviço e “degradação sistêmica na qualidade”. A conclusão é de uma instrução da unidade […]