Israel inicia negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza - Investimentos e Notícias Israel inicia negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza - Investimentos e Notícias
Política

Israel inicia negociações sobre a segunda fase do cessar-fogo em Gaza

  • 18/02/2025 - 08h26
  • Atualizado 11 meses atrás
  • 1 min de leitura

Israel iniciará as negociações sobre a segunda fase do acordo de cessar-fogo em Gaza, incluindo a troca dos reféns israelenses restantes por detentos palestinos, disse o ministro das Relações Exteriores, Gideon Saar, nesta terça-feira, acrescentando que Israel exigiu a desmilitarização completa do enclave.

As negociações para a segunda fase do acordo deveriam estar em andamento antes do término da primeira fase em 2 de março, mas o Catar disse que as conversações ainda não começaram oficialmente.

Um “modelo Hezbollah” em Gaza não seria aceitável para Israel “e, portanto, precisamos de uma desmilitarização total de Gaza e nenhuma presença da Autoridade Palestina”, disse Saar em uma coletiva de imprensa.

Ele acrescentou que Israel está ciente de um plano alternativo dos Estados árabes para Gaza, feito para combater a proposta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de reconstruir a faixa sob o controle dos EUA, que o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, disse ser digna de exploração.

Israel não apoiaria um plano que transferisse o controle civil de Gaza do Hamas para a Autoridade Palestina, acrescentou Saar.

(Com Reuters)

Política

Forças Russas Destroem Instalação de Energia em Kharkiv, Intensificando Crise Energética na Ucrânia

As forças russas destruíram uma grande instalação de energia na segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, disse o prefeito nesta quinta-feira, o mais recente alvo de uma campanha aérea de inverno de Moscou que mergulhou milhões de ucranianos na escuridão e no frio. A Rússia tem atacado a rede elétrica e outras instalações de energia, […]

Política

Rússia Declara Tropas Ocidentais na Ucrânia como Alvos Legítimos em Caso de Mobilização

A Rússia considera inaceitável que potências ocidentais mobilizem forças em um possível futuro acordo de paz para a Ucrânia e qualquer um desses soldados seria considerado por Moscou como alvo legítimo, disse o Ministério das Relações Exteriores russo nesta quinta-feira. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, disse que as potências […]