A atividade do setor de serviços dos Estados Unidos acelerou inesperadamente em dezembro, sugerindo que a economia encerrou 2025 em uma base sólida.
O Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM) informou nesta quarta-feira que seu Índice de Gerentes de Compras (PMI) do setor não manufatureiro aumentou de 52,6 em novembro para 54,4 no mês passado. Economistas consultados previam leitura 52,3.
O setor de serviços é responsável por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA. O PMI sugeriu um forte impulso na economia no final do ano passado, com até mesmo uma medida do nível de emprego no setor de serviços recuperando-se para 52,0 depois de contrair por seis meses consecutivos.
A economia cresceu no ritmo mais rápido em dois anos no terceiro trimestre, impulsionada por gastos robustos dos consumidores.
A expectativa é de que a expansão crescimento tenha desacelerado no quarto trimestre, em parte devido à paralisação de 43 dias do governo e ao recuo dos consumidores. Mas, neste ano, espera-se que a economia receba um impulso dos cortes de impostos do presidente Donald Trump e da diminuição da incerteza da política comercial.
Detalhes da Pesquisa do ISM
- A medida da pesquisa do ISM para novos pedidos recebidos pelas empresas de serviços aumentou para 57,9 no mês passado, em comparação com 52,9 em novembro.
- As encomendas de exportação cresceram depois de terem registrado contração por cinco meses consecutivos.
- Embora os preços pagos pelas empresas de serviços pelos insumos tenham desacelerado ainda mais, eles permaneceram elevados e sugeriram que a inflação pode permanecer acima da meta de 2% do Federal Reserve por algum tempo.
(Com Reuters)