Ata do Copom mostra que atividade econômica se recupera

  •  
Ata do Copom mostra que atividade econômica se recupera (Foto: Pexels) Ata do Copom mostra que atividade econômica se recupera

A Ata do Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom), divulgada nesta quinta-feira, 15, mostra que os membros do Comitê concordaram que a recuperação da economia apresenta maior consistência e entendem que, à medida que a atividade econômica se recupera, a inflação tende a voltar para a meta. 

Além disso, os membros do Comitê reiteraram que a evolução da economia global tem sido favorável, com crescimento econômico bastante disseminado. Já surgem sinais de que as condições no mercado de trabalho começam a elevar os salários em algumas economias centrais.

O Copom entende que o processo de reformas e de ajustes necessários na economia brasileira contribui para a queda da sua taxa de juros estrutural. As estimativas dessa taxa serão continuamente reavaliadas pelo Comitê.

Considerando o cenário básico, o balanço de riscos e o amplo conjunto de informações disponíveis, o Copom decidiu, por unanimidade, pela redução da taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 6,75% a.a. 

O Comitê entende que esse movimento é compatível com a convergência da inflação para a meta no horizonte relevante para a condução da política monetária, que inclui os anos-calendário de 2018 e, com peso menor e gradualmente crescente, de 2019. 

(MR – Agência IN)