Emirados Árabes Unidos Apelam por Resolução Pacífica em Negociações Nucleares entre Irã e EUA - Investimentos e Notícias Emirados Árabes Unidos Apelam por Resolução Pacífica em Negociações Nucleares entre Irã e EUA - Investimentos e Notícias
Política

Emirados Árabes Unidos Apelam por Resolução Pacífica em Negociações Nucleares entre Irã e EUA

  • 03/02/2026 - 10h25
  • Atualizado 2 dias atrás
  • 4 min de leitura

A potência regional Emirados Árabes Unidos fez um apelo a Irã e Estados Unidos, nesta terça-feira, para aproveitarem a retomada das negociações nucleares esta semana para resolver o impasse que levou a ameaças mútuas de ataques aéreos, enfatizando que o Oriente Médio não precisa de outra guerra.

Irã e Estados Unidos retomarão as negociações nucleares na sexta-feira na Turquia, disseram autoridades iranianas e norte-americanas. O presidente dos EUA, Donald Trump, alertou que, com grandes navios de guerra norte-americanos rumando para o Irã, “coisas ruins” provavelmente acontecerão se um acordo não for alcançado.

A visão de Teerã sobre as negociações não é nem otimista nem pessimista, disse uma fonte diplomática iraniana, acrescentando que as capacidades defensivas da República Islâmica são inegociáveis ​​e que o país está preparado para qualquer cenário.

“Resta saber se os Estados Unidos também pretendem conduzir negociações sérias e orientadas para resultados”, declarou a fonte.

Fontes iranianas afirmaram que Trump também busca limitar o programa de mísseis balísticos do Irã, que autoridades iranianas consideram um componente essencial da defesa do país.

Anteriormente, os Emirados Árabes Unidos, um influente produtor de petróleo do Golfo Pérsico e aliado próximo dos EUA, declararam que a região não pode arcar com outro conflito.

“Acho que a região passou por vários confrontos calamitosos. Não acho que precisamos de outro, mas gostaria de ver negociações diretas entre o Irã e os Estados Unidos levando a entendimentos para que não tenhamos esses problemas com tanta frequência”, disse o assessor do presidente dos Emirados Árabes Unidos Anwar Gargash em painel na Cúpula Mundial de Governos em Dubai.

“Eles precisam reconstruir seu relacionamento com os Estados Unidos. Acho que, ao chegar a um acordo, um acordo político, um acordo geopolítico mais amplo que será realmente benéfico para a região, os iranianos também estarão ajudando a si mesmos no que precisam, que é reconstruir sua economia.”

O enviado especial dos EUA, Steve Witkoff, e o ministro das Relações Exteriores iraniano, Abbas Araqchi, se reunirão em Istambul em um esforço para reativar a diplomacia sobre uma longa disputa sobre o programa nuclear do Irã e dissipar os temores de uma nova guerra regional. Um diplomata regional disse que representantes de países como Arábia Saudita e Egito também participarão.

O reforço naval dos EUA perto do Irã segue-se a uma violenta repressão contra manifestações antigovernamentais no mês passado, a agitação interna mais mortal no Irã desde a revolução de 1979.

Trump, que não chegou a cumprir suas ameaças de intervir durante a repressão, exigiu desde então que Teerã fizesse concessões nucleares e enviou uma frota para sua costa. Ele disse na semana passada que o Irã estava “conversando seriamente”, enquanto o principal responsável pela segurança de Teerã, Ali Larijani, afirmou que os preparativos para as negociações estavam em andamento.

Os Emirados Árabes Unidos, um centro regional de comércio e negócios, estão em destaque desde dezembro, quando aumentaram as tensões com a Arábia Saudita devido a acontecimentos no Iêmen.

A retirada das forças dos Emirados do Iêmen após um ataque aéreo saudita não amenizou as tensões entre as duas potências petrolíferas do Golfo, que têm diferenças de longa data.

Desde então, os Emirados Árabes Unidos têm enfrentado críticas severas nas redes sociais por seu apoio aos separatistas no Iêmen e pelo suposto apoio a um grupo paramilitar acusado de atrocidades na devastadora guerra contra as Forças Armadas do Sudão.

Gargash rejeitou as críticas, dizendo que o barulho deve ser separado da realidade.

“Eu estava lendo uma mensagem que dizia que estávamos recebendo 45.000 tuítes de ódio todos os dias sobre a questão do Sudão e sobre nossa posição no Sudão. E, de repente, o Iêmen se tornou uma questão, e de repente os bots do Sudão foram reduzidos de 45.000 para 3.000 por dia, então todo o grupo passou para outra luta”, disse ele.

(Com Reuters)

Política

Kremlin Reafirma Compromisso com Estabilidade Nuclear Após Expiração do Tratado Novo START

O Kremlin afirmou nesta quinta-feira que a Rússia continuará adotando uma abordagem responsável em relação à estabilidade nuclear estratégica, apesar do término do último tratado de controle de armas nucleares com os Estados Unidos. O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o tratado Novo START, que estabelecia limites para os mísseis, lançadores e ogivas […]

Política

Expiração do Tratado Novo START entre EUA e Rússia Aumenta Risco de Nova Corrida Armamentista Nuclear

Rússia e Estados Unidos não estão mais sujeitos a quaisquer limites quanto ao tamanho de seus arsenais nucleares estratégicos após seu último tratado de controle de armas expirar, nesta quinta-feira, sem que haja um acordo entre eles sobre o que deve acontecer a seguir. O tratado Novo START, que estabelecia limites para os mísseis, lançadores […]