Borghi Lowe idealizou campanha que aumentou o consumo de etanol em SP

  •  
Borghi Lowe idealizou campanha que aumentou o consumo de etanol em SP Foto: Divulgação Borghi Lowe idealizou campanha que aumentou o consumo de etanol em SP

Campanha criada em 2012 contribuiu para o aumento de cerca de 10% do consumo de etanol em São Paulo.

Há pouco mais de três anos, no final do ano de 2012, a Borghi Lowe, em parceria com a Open, foi responsável pela criação da campanha de publicidade "Etanol, o Combustível Completão". Feita para a União da Indústria de Cana de Açúcar (UNICA), o objetivo principal da ação era conscientizar o público quanto ao uso do etanol, que entre inúmeras vantagens, é um combustível renovável e que gera menos impacto negativos ao meio ambiente.

Após pouco mais de um mês no ar, os resultados da campanha foram impressionantes. José Borghi, CEO da agência Mullen Lowe, relembra que nesse curto período de tempo, o consumo de etanol cresceu aproximadamente 10% em todo o Estado de São Paulo, fazendo com que a ação se tornasse uma das mais bem sucedidas daquele ano.

Até mesmo Adhemar Altieri, diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, demonstrou publicamente a sua satisfação com a recepção positiva e imediata que o público teve com a campanha. Segundo ele, o grande acerto da ação foi ter procurado destacar os benefícios do etanol, que além dos preços mais baixos e acessíveis, também é uma das principais apostas a longo prazo pois é ecologicamente mais sustentável do que os demais combustíveis oferecidos na atualidade.

Durante a ação, a Borghi Lowe foi extremamente eficaz em demonstrar ao público a importância de se escolher um biocombustível renovável e não prejudicial ao ambiente, como o etanol. Além de emitir cerca de 90% a menos de gases poluentes do que os demais combustíveis, o etanol renovável é produzido através da cana de açúcar, o que é capaz de gerar um grande número de empregos por todo o país, muito mais do que a indústria do petróleo esta gerando atualmente, por exemplo.

Um dos segredos do grande sucesso obtido pela campanha, relembra José Borghi, foram as ações promocionais idealizadas pela Borghi Lowe que estavam sendo promovidas de forma simultânea com a campanha publicitária que era veiculada pelos meios de comunicação. Foram uma série de ações feitas tanto em shoppings centers, como também em postos de gasolina espalhados por todo o Estado de São Paulo.

A principal delas foi, sem dúvidas, a "Bomba Premiada Etanol", uma promoção na qual os ganhadores concorriam a carros modelo flex 0 km. Além da capital paulista, a promoção movimentou algumas das maiores cidades do interior e da região metropolitana, como São José do Rio Preto, Campinas, Araçatuba, Piracicaba e outras, o que segundo o !link CEO da Mullen Lowe, contribuiu para tornar a campanha ainda mais popular entra a população de São Paulo.

Outra ação que merece destaque foram as campanhas surpresas realizadas em postos de combustíveis de São Paulo, que contaram com a presença de vários artistas famosos, como Eri Johnson e Fabiana Carla, o que também foi uma das peças chaves da campanha para atraír o público a entrar de cabeça na onda do "Etanol, o Combustível Completão".

(Redação - Agência IN)