Investir no capital humano pode trazer ótimos resultados para a sua empresa

  •  
Investir no capital humano pode trazer ótimos resultados para a sua empresa Foto: Divulgação Investir no capital humano pode trazer ótimos resultados para a sua empresa

Melhorar a gestão nos negócios significa aumentar a capacidade das empresas de solucionar problemas e crescer, sabendo aproveitar o contexto do mercado e da economia. Uma má gestão é o principal motivo hoje de mais da metade das empresas brasileiras fecharem as portas após quatro anos de atividade, segundo dados do IBGE.

Atuo como coaching empresarial, em Minas Gerais. O estado, que hoje tem a terceira maior economia do País está cada dia mais reconhecido pelo grande número de empresários que estão conquistando um forte espaço entre as empresas do Brasil e do mundo. Ainda de acordo com o IBGE, Minas foi o estado em que a indústria mais cresceu no ano passado.

A pesquisa Great Place to Work (GPTW), realizada em mais de 50 países, avaliou as melhores empresas para se trabalhar no Brasil. Em MG, foram selecionadas, neste ano, 35 organizações que se destacaram em transformar o seu espaço corporativo em um ótimo lugar para trabalhar e por isso lideraram a pesquisa.

Implementar políticas para desenvolver seus funcionários, celebrar as conquistas, ter boas ferramentas de comunicação, dar um bom feedback e investir no desenvolvimento das pessoas são algumas medidas que fizeram com que essas empresas crescessem muito nos últimos anos. E convenhamos, são ações que estão ao alcance de todas as organizações, independentemente do seu porte ou segmento.

Os desafios para melhorar o ambiente de trabalho e, como consequência, os resultados do negócio, existem para todos. Começa por saber contratar bons funcionários. Depois, saber como cultivá-los, estimulá-los a trabalharem cada vez melhor, além de desenvolverem a habilidade de fidelizar clientes e prospectar novos. Afinal, o maior capital de uma empresa é o capital humano.

Só em Belo Horizonte, capital do estado, existem hoje, cerca de 80 mil empresas legalizadas. O mercado mineiro vêm ganhando cada vez mais força, com aposta nas suas raízes hospitaleiras, criando um bom ambiente de trabalho. E claro que melhorar o dia a dia no trabalho, em empresas de qualquer porte, tem efeitos bastante positivos medidos na evolução dos resultados. Em Minas, qualquer outro estado ou país do mundo.

A cada vez que o índice de confiança de uma empresa avança um quarto, ele pode gerar impacto positivo de 2% nos resultados da organização. Além disso, a pesquisa também mostrou que 46% dos funcionários ficam nas empresas em razão da oportunidade de crescimento. Quando isso ocorre, o engajamento é bem maior do que o daqueles que ficam pela questão financeira. E sabemos que reter talentos dentro das corporações é hoje uma difícil tarefa que faz toda a diferença para a empresa.

eduardolisboaEduardo Lisboa, business coaching da ActionCOACH – empresa líder mundial em business coaching para pequenas e médias empresas e primeira franquia de coaching no Brasil. Mais informações em: http://actioncoach.com.br/e-book/