Copa do Mundo é novo alvo para ações com colaboradores e clientes

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Copa do Mundo é novo alvo para ações com colaboradores e clientes Foto: Divulgação Copa do Mundo é novo alvo para ações com colaboradores e clientes

E o novo alvo das empresas para promover mais engajamento dos colaboradores e premiar clientes é a Copa do Mundo, que começará em junho próximo, na Rússia. Diversas ações no ambiente de trabalho, ou em locais externos e modelados, podem ativar nos participantes motivação e fomentar o trabalho em equipe em períodos pré e durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Atividades pontuais que remetam ao futebol como futebol de botão, campeonato de vídeo game, experiências de chute a gol e até mesmo um álbum de figurinha da equipe de trabalho, estilo Copa, podem servir de modo ativo de vivenciar o clima real da competição. Sem contar o famoso bolão, que pode reunir os colaboradores em disputa em plataformas de integração personalizadas pela empresa. Os vencedores podem ser beneficiados com viagens, camisas de time de futebol e eletrodomésticos.

A Copa do Mundo é uma oportunidade excelente para a empresa promover aos colaboradores e clientes vivenciarem a competição com atividades de incentivo e prática do esporte. Ações pontuais:

Álbum do seu time – Monte o álbum da Copa do Mundo da sua empresa. Cada colaborador receberá o seu álbum e figurinhas para colecionar. O material serve como ferramenta de integração e pode ser criada ação de incentivo para completar o álbum, com premiação ao vencedor.

Futebol de botão – Pode ser criado um espaço personalizado na sua empresa com campos de futebol botão, instrutores, competição e premiações, com até 4 campos disponíveis. Os botões podem ser personalizados com a marca ou produtos da empresa.

Copa do Mundo de vídeo game – Realizar a Copa do Mundo na empresa, com até 4 estações de vídeo games à disposição (Playstation ou Xbox). O campeonato pode ser realizado em um dia ou em períodos pré e durante a Copa do Mundo. O ambiente criado será personalizado, com narração e premiação na final.

Chute certo – Material que reproduz um gol de futebol, de material inflável, personalizado com o logo da empresa. Os participantes terão a oportunidade de arriscar chutes e acertar em espaços do gol que darão prêmios. A ação promove ao local toda reprodução de gol, com mini-campo, bola de futebol, promotores e premiação inclusa.

Todo mundo em campo - Uma atividade que também ganha espaço no período Copa do Mundo é a realização de um campeonato próprio da empresa. O modo tem como característica principal promover aos participantes a experiência viva de um jogador de futebol que foi convocado e disputará a Copa do Mundo.

Cada setor da empresa pode representar uma seleção, que entrará literalmente em campo, com jogos em campos de futebol ou em quadras de futebol society. A estrutura dará aos colaboradores e clientes uniforme personalizado, medalhas aos vencedores, vídeos com gols e fotos das partidas. O protocolo oficial da Copa também é seguido, com entrada oficial dos times e, como diferencial, narração no local.

Isso é o que chamamos de golaço da empresa. A Copa do Mundo da sua empresa pode ser feita em um dia, em um mês, ou, se preferir, em meses antes da Copa. Os participantes vão jogar partidas e poderão levar familiares para torcerem por eles. E isso não tem um custo enorme para a empresa. Dependendo da relação de participantes, o custo por colaborador nem chega a R$ 100,00.

Ambiente com clima de Copa do Mundo – Outra coisa que motiva os colaboradores no ambiente de trabalho é a caracterização dos ambientes. A decoração básica com o uso de materiais nas cores verde e amarela já resultam em ânimo e “entrar no clima” para a galera. Também é recomendado criar um espaço com TV e alimentação, que pode ser com a famosa pipoca, lanches e bebidas, para os funcionários assistirem os jogos do Brasil. É uma opção barata e que ajuda, diretamente, no engajamento de todos.

Pode-se também juntar a Copa com o período junino. É uma ótima ideia e que promoverá ações diferente. Pegar o clima da principal competição mundial e a tradição da Festa Junina também requer criatividade. Por muitas vezes, o menos pode ser mais. Ou seja, não deixar a tradição de lado para aplicar atividades inovadoras e que correm o risco de não trazer engajamento – impacto nos participantes. O golaço, neste caso, é jogar no básico!

Investimento e organização - É importante para as empresas a boa organização das ações que envolvam a Copa do Mundo. Agradar a todos é a preocupação inicial, e que pode ser sanada com o auxílio de empresas especializada. A parceria na operação ajuda na formatação e planejamento dos custos e infraestrutura.

A empresa especializada em formatar o evento pode verificar com a contratante a melhor forma de promover ações diferentes, com o objetivo de alcançar mais engajamento. Com relação aos custos, isso também pode ser minimizado com o apoio da especializada. No Bolão, por exemplo, uma empresa com 3 mil colaboradores vai gastar menos que R$ 4,00 para investir numa plataforma rápida, com interação e rapidez de informação.

As companhias também podem optar pela formatação de kits com brindes da Copa do Mundo para o público-alvo. Mochilas, copos, chaveiros e demais itens podem integrar o material que servirá de brinde.

O esporte, sem dúvida, é uma ferramenta benéfica para a empresa, em vários aspectos. Os resultados com os colaboradores e clientes são comprovados pela melhoria do clima no ambiente de trabalho, aumento do número de vendas, queda do absenteísmo e demais pontos.

Em 2014, por exemplo, o Instituto Great Place to Work divulgou em matéria na Revista Época, apresentou lista com 130 melhores empresas para trabalhar. E as cinco primeiras colocadas, entre as qualidades, a ênfase geral era a lista de atividades esportivas que as companhias disponibilizavam aos colaboradores.

Agora é a hora. Faltam poucos dias para a Copa. Sua empresa pode ser a próxima a ficar no todo da pesquisa das melhores. Mas, além disso, sua empresa para marcar um golaço ao proporcionar atividades de engajamento na Copa. Não perca a oportunidade!

raonyRaony Pacheco é diretor da RP2 Sport Marketing, empresa especializada em ações de marketing e eventos esportivos para empresas, clubes e atletas. A RP2 Sport Marketing é uma empresa do grupo PressTexto Comunicação.