A virada digital das viagens: não apenas tendência, mas uma expectativa do consumidor

  •  
A virada digital das viagens: não apenas tendência, mas uma expectativa do consumidor Foto: Divulgação A virada digital das viagens: não apenas tendência, mas uma expectativa do consumidor

A omnipresença atual de recursos tecnológicos como smartphones e tablets no cotidiano de milhares de pessoas no Brasil tem gerado uma mudança de comportamento, especialmente no que diz respeito à maneira de planejar viagens. Hoje, por meio dos dispositivos móveis, é possível fazer desde pesquisas em tempo real de tarifas aéreas, dos melhores destinos, passeios, hospedagens e restaurantes, até realizar o check-in do seu voo. Segundo dados do Consumer Barometer do Google, dentro da categoria The Smart Shopper, os principais dispositivos utilizados pelas pessoas para buscar por produtos/serviços no segmento de viagens é ainda o desktop (78%), seguido dos dispositivos móveis (33%).

Desta forma, nota-se que os viajantes estão cada vez mais exigentes e em busca de mais autonomia, informações e eficiência quando o assunto é viagem. Segundo a pesquisa Global Passenger Survey (GPS) 2018 da Associação Internacional de Transporte Aéreo, a Iata, receber dados sobre o status do voo (82%), bagagem (49%) e tempo de espera na imigração (46%) são as três principais prioridades dos passageiros após a reserva de um voo. Refletindo este novo cenário e os impactos da tecnologia na vida dos viajantes, veja abaixo as principais mudanças no comportamento do usuário no momento de planejar sua viagem.

Inspiração

Antes, a inspiração para visitar destinos específicos vinha ao viajante por meio de livros e filmes que descreviam paisagens e momentos inesquecíveis a fim de inspirar os viajantes. Outra forma era através de indicações de amigos e familiares que já estiveram no local em questão. Por mais que muitas dessas inspirações ainda sejam utilizadas nos dias atuais, outros meios de incentivo para viajar, surgiram para fazer a diferença no cotidiano de muitas pessoas.

No inicio da década de 2000, os aplicativos chegaram para influenciar o viajante com dicas e informações valiosas sobre diversos destinos. Exemplo disso são redes sociais como o Pinterest, Instagram e Facebook. Além desses, atualmente existem milhares de sites e blogs que produzem conteúdos relevantes para quem busca um novo local para se aventurar, trazendo boas dicas de restaurantes, hospedagem e passeios. Ademais, atualmente existem aplicativos de viagens, como o da Almundo, que, além de trazer informações relevantes, trazem também recursos multimídia 2D.

Considerações

Um dos pontos mais significativos para muitos na hora de fechar uma viagem é o orçamento. Antes, essa questão era definida após pesquisas assíduas em agências de viagens, sempre depois de longas negociações de preços e condições de pagamento. Hoje, com tantas opções para comparar preços, o viajante não precisa mais deslocar-se até uma loja física. Pelo próprio smartphone, através de aplicativos como Melhores Destinos e Almundo, é possível identificar boas condições e promoções diversas para inúmeros destinos. Segundo dados da nossa plataforma da Almundo é possível observar o amadurecimento das compras de destinos via dispositivos móveis: atualmente, 33% das transações e 26% da receita da plataforma são geradas via dispositivos móveis. 

Planejamento

Neste aspecto, o viajante já definiu o lugar para onde irá se aventurar, mas quer entender como atrelar os objetivos da viagem ao destino. Assim, ele começa a buscar a média de preço de restaurantes, hotéis, atrações, eventos e aluguel de carro, por exemplo. Antes, era mais comum comprar livros e revistas com dicas sobre o que fazer e onde se hospedar. Muitos, até mesmo, anotavam em um caderno todas as informações relevantes para sua viagem. Com o apoio dos aplicativos, o roteiro da viagem tornou-se uma etapa que muitos usuários passaram a deixar para a última hora.

De acordo com um recente levantamento da Almundo - agência multicanal que está transformando a experiência de viagens no Brasil e América Latina - sobre o perfil do viajante digital, os brasileiros costumam comprar passagens áreas com aproximadamente 67 dias de antecipação, ou seja, pouco mais de dois meses – período considerado pequeno comparado a outros países da América Latina. Atualmente, existem aplicativos que criam todo o roteiro para facilitar a vida dos viajantes, como o Visit a City, no qual é possível planejar sua viagem com itinerários gratuitos, guias, atividades e mapas, e ainda criar seu guia de viagem pessoal com informações completas sobre todas as atrações, compras e outras opções. Deste modo, o viajante fica mais seguro para poder seguir em busca de novas experiências quando chega ao destino.

Viagem

Nesta etapa, com certeza o viajante já está curtindo o destino. Há pouco tempo, era necessário levar várias anotações, guias, memorizar nomes de rua, procurar restaurantes e ainda pesquisar o trajeto até o destino final. Hoje, muitos acabam deixando para fazer o roteiro já no destino, pois existem ferramentas como o Google Maps que possibilitam baixar o mapa do trajeto offline para buscar ruas, caminhos, encontrar restaurantes, além de aplicativos para comprar ingressos e para transporte. Apps como o Uber, um dos mais utilizados em 108 países, segundo a SimilarWeb, também facilitam a vida do viajante na hora de se deslocar de um local para outro. Tudo isso, faz com que a experiência do viajante aconteça sem muitas preocupações.

Com todas essas mudanças de comportamento e novos recursos surgindo a todo o momento, percebe-se que a tecnologia tem facilitado, e muito, em todas as etapas do planejamento de uma viagem, desde as inspirações, até o momento em que o viajante chega ao destino final. A tecnologia oferece mais segurança, agilidade, tranquilidade e novas oportunidades. Entretanto, apesar da mudança de comportamento do viajante, que hoje prefere ter todas as informações reunidas em seu smartphone, não podemos deixar de lado o fato de que muitos ainda utilizam livros e uma boa revista.

Deste modo, sempre é importante lembrar que o segredo está na organização e disciplina ao planejar uma viagem, independente do recurso que você utilize para realizar o roteiro. Assim, conseguimos perceber que a tecnologia tornou-se uma excelente aliada para que o passeio seja mais agradável, divertido e econômico.

Vitória Amaro é colaboradora de conteúdos como Expert em UX da Almundo, a agência multicanal que está transformando a experiência de viagens no Brasil e toda América Latina.