Importações de Óleo Comestível na Índia Caem ao Menor Nível em Quatro Anos, Impactando Estoques e Preços Globais - Investimentos e Notícias Importações de Óleo Comestível na Índia Caem ao Menor Nível em Quatro Anos, Impactando Estoques e Preços Globais - Investimentos e Notícias
Mercado

Importações de Óleo Comestível na Índia Caem ao Menor Nível em Quatro Anos, Impactando Estoques e Preços Globais

  • 11/03/2025 - 08h01
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

As importações de óleo comestível pela Índia em fevereiro caíram ao nível mais baixo em quatro anos, puxadas por quedas nas compras de óleo de soja e de girassol, arrastando os estoques para uma mínima de três anos, informou um importante órgão do setor nesta terça-feira.

As importações abaixo do normal pelo segundo mês consecutivo reduziram os estoques do maior comprador mundial de óleos vegetais. Isso pode forçar a Índia a aumentar suas compras nos próximos meses, apoiando os preços do óleo de palma da Malásia e os futuros do óleo de soja dos EUA.

As importações de óleo de palma pelo país no mês passado aumentaram 35,7% em relação a janeiro, para 373.549 toneladas, informou a Associação de Extratores de Solventes da Índia (SEA, na sigla em inglês) em um comunicado.

A Índia importou uma média de mais de 750.000 toneladas de óleo de palma todos os meses no ano comercial que terminou em outubro de 2024, de acordo com a SEA.

Importações de Óleo em Fevereiro

  • Óleo de soja: diminuíram 36%, para 283.737 toneladas.
  • Óleo de girassol: caíram 20,8%, para 228.275 toneladas.

Os carregamentos menores de óleo de soja e óleo de girassol reduziram as importações totais de óleo vegetal do país no mês passado em 12%, para 899.565 toneladas, o menor valor desde fevereiro de 2021, disse a SEA.

Os estoques de óleo comestível na Índia caíram 14% em relação ao mês anterior, para 1,87 milhão de toneladas em 1º de março, o menor valor em mais de três anos.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia, enquanto importa óleo de soja e óleo de girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

As importações de óleo de palma e de óleo de soja devem melhorar em março, já que o setor tem tentado aumentar os estoques, disse Rajesh Patel, sócio-gerente da GGN Research, uma trading de óleos comestíveis.

A participação do óleo de palma no total das importações de óleo vegetal caiu para 43% nos primeiros quatro meses do atual ano comercial, que termina em outubro de 2025, em comparação com 66% há um ano, informou a SEA.

(Com Reuters)

Mercado

Volkswagen Anuncia Investimento de 160 Bilhões de Euros até 2030 em Resposta a Desafios nos EUA e China

O Grupo Volkswagen planeja investir 160 bilhões de euros (US$186 bilhões) até 2030, disse seu presidente Oliver Blume, refletindo medidas de contenção de gastos enquanto a maior montadora da Europa enfrenta uma grande crise em seus dois principais mercados, China e Estados Unidos. Os gastos totais, atualizados anualmente como parte do plano de investimento quinquenal […]