A importância de plataformas online para o trabalho remoto

A importância de plataformas online para o trabalho remoto Foto: Divulgação A importância de plataformas online para o trabalho remoto

Segundo o relatório "Trabalhar a qualquer hora, em qualquer lugar: Efeitos sobre o mundo do trabalho", divulgado pela Organização Internacional do Trabalho e pela Eurofound (Fundação Europeia para a Melhoria das Condições de Vida e de Trabalho), o número de empresas aderem ao trabalho remoto vem crescendo em todo o mundo desde o início dos anos 2000.

Essa tendência se deve a uma série de fatores, mas principalmente ao desenvolvimento de tecnologias que permitem que as pessoas trabalhem de qualquer lugar, por meio de computadores, tablets e smartphones conectados à internet, perdendo menos tempo com deslocamentos e interrupções tão frequentes nas empresas, gerando mais satisfação autonomia, produtividade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Para facilitar a vida das empresas que atuam de forma remota, foram lançadas no mercado algumas ferramentas online de fácil acesso e que integram os times, independente de onde estejam. É o caso do Slack, uma plataforma que funciona como uma rede social, com salas de bate-papo com diferentes tópicos. Na ferramenta é possível compartilhar documentos e mensagens, bem como utilizar recursos de voz e vídeo, com os demais usuários de maneira simples e rápida.

Como um verdadeiro escritório virtual, quem utiliza o Slack acaba substituindo o e-mail como ferramenta de comunicação interna. Essa prática auxilia na integração do time, pois a comunicação perde o formalismo e ganha ares de uma boa conversa. Além disso, ele permite a integração com outras plataformas, para que a experiência do usuário seja a mais completa possível.

Outra solução que auxilia bastante aos que trabalham à distância é o Trello. A plataforma ajuda a listar as tarefas que precisam ser realizadas, seus responsáveis e ordem de prioridade, avisando os envolvidos dos prazos a serem cumpridos, o que facilita a gestão do tempo e das atividades.

Conhecido por muitos, o DropBox também é amplamente utilizado por escritórios à distância. Com um layout intuitivo, a ferramenta permite salvar arquivos e imagens, para que sejam compartilhados pelos usuários. Uma das vantagens é que se um arquivo compartilhado é modificado, todos os contatos envolvidos conseguem visualizar essas alterações, aprová-las ou não, e fechar o documento em conjunto.

A visão do home-office como um modelo de trabalho factível de ser utilizado é uma evolução natural e a tendência é que novas ferramentas surjam e se atualizem para facilitar o dia a dia das pessoas. O resultado disso só pode ser profissionais mais satisfeitos e, consequentemente, mais qualidade nas tarefas e autonomia.

Por fim, acredito que essa é uma tendência que chegou para ficar. Com ela teremos pessoas trabalhando em suas casas, coworkings ou cafés, utilizando ferramentas cada vez mais completas para integrar as atividades de ponta a ponta da empresa e um time empenhado em mostrar resultados efetivos. Se você não está acostumado com esse tipo forma de atuação ou não tem o costume de usufruir de plataformas ágeis para melhorar a comunicação com sua equipe, vale a pena testar. Profissionais com mais liberdade tendem a ser mais felizes e por sua vez muito mais produtivos.

Karine Silveira, do Time de Experiência das Pessoas da HE:labs, empresa 100% remota.