Clima reduz oferta e impulsiona preços da cenoura em MG

Clima reduz oferta e impulsiona preços da cenoura em MG (Foto: Divulgação) Clima reduz oferta e impulsiona preços da cenoura em MG

Os preços da cenoura devem continuar elevados em novembro na região de São Gotardo (MG). Em outubro, as cotações permaneceram em alta na praça mineira, devido à menor produtividade (89 t/ha, em média), causada pelo clima seco, que prejudicou o crescimento secundário das raízes. 

Conforme colaboradores do Hortifruti/Cepea, as condições climáticas aumentaram em 20 dias o ciclo de desenvolvimento das cenouras, reduzindo a oferta e, consequentemente, valorizando a hortaliça. Em outubro, as cotações da raiz "suja" tiveram média de R$ 22,70/cx, 75% acima da média de setembro. 

Essa alta também esteve atrelada à redução de área nesta safra de inverno nas principais regiões produtoras no País. Assim, o volume comercializado diminuiu e as cotações estão 3,45 vezes maiores que as do mesmo período do ano passado. Em outubro, os preços estiveram 2,84 vezes acima das estimativas de custo de produção. Fonte: Cepea/Hortifruti.

(Redação – Investimentos e Notícias)