Ceará foi o estado que mais disponibilizou grãos a preços subsidiados

  •  
Ceará foi o estado que mais disponibilizou grãos a preços subsidiados Foto: Divulgação Ceará foi o estado que mais disponibilizou grãos a preços subsidiados

O Ceará foi o estado que mais disponibilizou milho em grãos a preços subsidiados aos pequenos criadores e produtores rurais, de janeiro a dezembro de 2014.

 

O resultado abrange todos os estados da região coberta pela Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) atingidos pela seca.

Foram comercializadas cerca de 51,5 mil toneladas do produto, por meio do Programa de Vendas em Balcão Especial, totalizando mais de 42 mil atendimentos aos agricultores.

O segundo estado com maior comercialização de milho para o programa foi o Piauí, com aproximadamente 32,7 mil toneladas vendidas em 2014, seguido do Rio Grande do Norte, com cerca de 32,5 mil toneladas. As informações são do Setor de Programas Institucionais e Sociais de Abastecimento (Sepab), da Conab no Ceará.

O programa funciona como uma espécie de venda controlada, em que os preços dos produtos, quantidade a ser vendida e o perfil dos compradores, no caso, criadores e agroindústrias de pequeno porte, são preestabelecidos pelo governo federal. Entre os produtos negociados estão arroz, milho, feijão, trigo e castanha.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) terminou o ano de 2014 com cerca de R$ 1,4 milhão empenhados em projetos no Rio Grande do Norte.

No PAA, são beneficiados pequenos produtores associados a cooperativas e associações que vendem sua produção à Conab para doação a entidades beneficentes.

Até o momento, quatro projetos foram formalizados e já estão em execução, beneficiando 79 agricultores familiares e quase 10 mil pessoas que são atendidas por 34 associações beneficentes. Ao todo, cerca de 152 toneladas de alimentos já estão sendo distribuídas por meio do Programa, que deve formalizar mais quatro projetos até o fim do ano, dobrando o alcance atual.

Ao longo de 2014, a superintendência da Conab no Rio Grande do Norte realizou diversos eventos com o objetivo de divulgar as novas normas. As informações são do Portal Brasil.

(Redação - Agência IN)