13° salário: Rio de Janeiro segue sem data definida para pagamento

  •  
Destaque 13° salário: Rio de Janeiro segue sem data definida para pagamento Foto: divulgação

Faltando pouco mais de 1 mês para o término do ano, o 13° salário dos servidores da administração direta, aposentados e pensionistas do Rio de Janeiro, segue sem uma data para ser pago. O governador do Estado, Luiz Fernando Pezão, disse em anúncio, que a data deve ser divulgada na próxima semana, até quinta-feira (5).

Os trabalhadores do setor privado devem receber a primeira parcela ou a totalidade da remuneração extra até dia 30 de novembro. Por outro lado, os servidores da administração direta do Estado, aposentados e pensionistas seguem sem uma definição sobre o cronograma de pagamento do 13° salário no Rio de Janeiro.

A preocupação das pessoas que têm direito ao benefício é a situação se alongar da mesma forma que foi o pagamento de 2017, que só foi pago em parcelas divididas ao longo deste ano. Porém, o governo afirma que espera os recursos do plano de renegociação fiscal (Refis), para que o dinheiro possa ser destinado ao pagamento do décimo terceiro.

Vale a pena destacar que o décimo terceiro é um direito de todo trabalhador registrado de acordo com o regime da CLT, pessoas aposentadas e pensionistas. Este benefício é garantido por 1ei e deve ser pago todo ano em até duas parcelas.  

Como a data do pagamento do 13° salário para os servidores, pensionistas e aposentados do Estado do Rio ainda não foi definida, o que resta é planejar para saber o que fazer com o dinheiro.

Enquanto muitas pessoas aguardam o décimo terceiro para realizarem o pagamento de contas atrasadas, outras já esperam para investir o dinheiro, pois entendem a necessidade de transformar essa quantia em algo maior no futuro.

A opção de investir essa quantia é uma ótima oportunidade para quem possui um planejamento financeiro a longo prazo. Afinal, é possível aplicar este pagamento agora e resgatá-lo adiante com uma boa rentabilidade.  

Diferentemente do que muita gente pensa, hoje em dia é possível encontrar opções melhores que a Poupança, caracterizada por uma rentabilidade que, muitas vezes, não consegue acompanhar a inflação, resultando em perda de poder de compra.

O que faz a diferença na hora de construir um futuro mais estável financeiramente é entender sobre as várias opções de investimentos. Atualmente, tanto o aprendizado, quanto a própria ação de investir, podem ser realizados pela internet, de forma fácil, prática e segura.

Investimentos em renda fixa como Tesouro Direto, Certificado de Depósito Bancário (CDB) e Letras de Crédito, e também investimentos na Bolsa de Valores, hoje estão mais acessíveis a quem deseja aplicar e ver uma rentabilidade melhor para recebimentos como o 13° salário.