França considera reconhecer Estado palestino em junho - Investimentos e Notícias França considera reconhecer Estado palestino em junho - Investimentos e Notícias
Política

França considera reconhecer Estado palestino em junho

  • 09/04/2025 - 19h45
  • Atualizado 9 meses atrás
  • 2 min de leitura

O presidente francês Emmanuel Macron disse nesta quarta-feira que a França pode reconhecer um Estado palestino em junho, acrescentando que, por sua vez, alguns países do Oriente Médio poderiam reconhecer o Estado de Israel.

“Precisamos avançar em direção ao reconhecimento (de um Estado palestino). E assim faremos nos próximos meses. Não estou fazendo isso para agradar ninguém. Farei isso porque, em algum momento, será o correto”, disse ele durante uma entrevista na televisão France 5.

“E porque eu também quero participar de uma dinâmica coletiva que também deve permitir que aqueles que defendem a Palestina reconheçam Israel por sua vez, algo que muitos deles não estão fazendo.”

Embora a Palestina tenha sido reconhecida como um Estado soberano por quase 150 países, a maioria das grandes potências ocidentais não o fez, incluindo os Estados Unidos, a Reino Unido, a França, a Alemanha e o Japão.

Países que não reconhecem Israel

  • Arábia Saudita
  • Irã
  • Iraque
  • Síria
  • Iêmen

“Nosso objetivo é, em algum momento de junho, com a Arábia Saudita, presidir essa conferência, onde poderíamos finalizar o movimento em direção ao reconhecimento recíproco por vários países”, disse Macron.

(Com Reuters)

Política

Libertação de Prisioneiros da Oposição na Venezuela após Intervenção dos EUA

As autoridades venezuelanas libertaram um total de 18 prisioneiros da oposição após a incursão militar dos Estados Unidos no país há uma semana e a prisão do presidente deposto Nicolás Maduro, disseram grupos de direitos humanos neste sábado. O processo de libertação, uma demanda repetida pela oposição, foi anunciado na quinta-feira pelo presidente da Assembleia […]

Política

Trump Assina Decreto para Proteger Receita de Petróleo Venezuelano e Evitar Reivindicações de Empresas como Exxon Mobil (XOM)

10 Jan – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto com o objetivo de impedir que tribunais ou credores confisquem a receita vinculada à venda de petróleo venezuelano que é mantida em contas do Tesouro norte-americano contra “penhora ou processo judicial”, disse a Casa Branca neste sábado. O decreto de emergência disse […]