Secretaria da Fazenda de São Paulo lança novo portal eletrônico

Com novo visual e estrutura de acesso aprimorada, os usuários terão mais facilidade e agilidade na navegação Foto: Divulgação Com novo visual e estrutura de acesso aprimorada, os usuários terão mais facilidade e agilidade na navegação

A Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo lança nesta segunda-feira, 9/1, o novo portal eletrônico na internet. Os usuários já podem acessar a nova plataforma no endereço portal.fazenda.sp.gov.br. O site agrega tecnologias alinhadas aos padrões atuais e possui infraestrutura digital adequada para suportar a expansão do conjunto de serviços virtuais colocado à disposição dos contribuintes.

 

Para que os usuários se adaptem à mudança, o site atual ainda permanecerá no ar em funcionamento pleno por um período, para que os contribuintes possam se familiarizar com o novo portal e a transição ocorra com tranquilidade.

Além do leiaute aprimorado, os usuários poderão contar, entre outras inovações, com a consolidação de todos os serviços da Fazenda reunidos por assunto e direcionados conforme o perfil: cidadão, empresa ou área do servidor.

Os serviços disponíveis no catálogo online do novo portal estão sinalizados com ícones que indicam quais deles podem ser concluídos totalmente online, os que são acessíveis somente com certificação digital, serviços que solicitam o login e senha, ou exigem o comparecimento em uma unidade de atendimento da Secretaria.

Com o objetivo de facilitar a navegação, o novo portal conta com uma ferramenta de busca, capaz de indexar palavras para que, mesmo em caso de pequenos erros de digitação, a pesquisa seja redirecionada para o resultado esperado.

Entre os recursos disponíveis na nova plataforma foi criada uma arquitetura adaptada à tecnologias digitais que possibilitem navegação pelo site por meio de dispositivos móveis como tablets e smartphones. O portal também conta com a centralização de dados por assunto e interesse, para que o usuário possa visualizar na tela todos os serviços e dados disponíveis.

A Secretaria da Fazenda, sempre atenta à transparência e ao cumprimento da legislação, dedicou uma área especial ao Acesso à Informação, que tem o objetivo de expor todos os dados sobre o uso dos recursos públicos estaduais, permitindo ao cidadão participar e fiscalizar a gestão do governo.

Nessa página estão informações sobre as receitas, gastos na manutenção dos serviços públicos, investimentos, relatórios da Lei de Responsabilidade Fiscal, compras, contratos públicos e transferências de recursos, entre outras. Também estão acessíveis dados sobre o Balanço Geral do Estado, legislação, tributos, informações das empresas de participação estatal, repasses de impostos e materiais para consulta com planilhas detalhadas e atualizadas.

Novo portal da Secretaria da Fazenda

Endereço: portal.fazenda.sp.gov.br

(Redação - Agência IN)